quinta-feira, 1 de junho de 2017

Em Ariquemes, 15 pecuaristas deixam de declarar vacina contra a aftosa no prazo

Município teve 99,92% dos bovinos e 100% dos bubalinos vacinados. Prazo para encerrar a declaração da vacina ocorreu no dia 22 de maio.

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) divulgou nesta semana que apenas 15 pecuaristas de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, não declararam as vacinas contra a febre aftosa da 42ª etapa de vacinação contra a doença. De acordo com a Idaron, das 2.421 propriedades que possuem bovinos e bubalinos, somente 326 animais não tiveram a vacina declarada junto ao órgão até a data limite.

Segundo a Idaron, o rebanho existente no município é de 453.779 bovinos e 534 bubalinos. Destes, 100% dos bubalinos foram imunizados e 99,92% dos bovinos receberam a vacina.

Conforme a agência, uma ação de fiscalização deve ser realizada nas propriedades onde os animais não tiveram a vacina declarada para identificar se o animal foi vacinado e não declarado ou se nem foi imunizado. Por conta da não declaração, os pecuaristas devem ser autuados em R$ 152 para cada animal não vacinado e quitar o débito com a agência.

A campanha iniciou no dia 15 de abril em todo o estado de Rondônia para vacinar os bovinos e bubalinos de todas as idades. Os pecuaristas deviam vacinar os animais até o dia 15 de maio, e o prazo para declarar a vacina era até o dia 22 do mesmo mês.

0 comentários:

Postar um comentário