quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Seripa envia equipe para investigar ocorrência com avião no Aeroporto da Serrinha em Juiz de Fora 

Seripa vai apurar causas de ocorrência com aeronave no Aeroporto da Serrinha (Foto: Reprodução/TV Integração)Seripa vai apurar causas de ocorrência com aeronave no Aeroporto da Serrinha (Foto: Reprodução/TV Integração)

Seripa vai apurar causas de ocorrência com aeronave no Aeroporto da Serrinha (Foto: Reprodução/TV Integração)

Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 3) estão em Juiz de Fora para iniciar nesta quarta-feira (1º) a apuração da ocorrência com uma aeronave no aeroporto Francisco Álvares de Assis, o Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora.

As informações iniciais são de que a aeronave, que pertence ao Hospital Dr. João Felicio Ltda, derrapou e saiu da pista por volta das 19h desta terça-feira (31) quando tentava um pouso. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o mau tempo pode ter ocasionando o acidente. Piloto e passageiro estavam no avião, mas ninguém se feriu e eles foram liberados. A aeronave parou perto de um barranco.

O G1 e o MGTV tentaram contato com a administração do hospital em que a aeronave está registrada, mas não conseguiram posicionamento até a publicação desta matéria.

O Aeroporto da Serrinha é administrado pela Prefeitura de Juiz de Fora desde agosto deste ano. Procurada pela reportagem na noite de terça, a Administração informou por meio de nota que "assim que houve o incidente, todos os procedimentos foram adotados pelas equipes da Prefeitura e que os órgãos competentes já foram acionados para realizar a apuração das causas".

Nesta manhã, a Prefeitura informou que aguarda o laudo do Seripa, mas garantiu que os voos ocorrem dentro da legalidade e que, pelo horário do pouso, não era necessária a operação dos instrumentos da pista. A previsão é que o aeroporto fique fechado até sexta-feira (3).

Ocorrência mobilizou equipes no início da noite desta terça-feira (31) no Aeroporto da Serrinha em Juiz de Fora (Foto: Reprodução/ TV Integração)Ocorrência mobilizou equipes no início da noite desta terça-feira (31) no Aeroporto da Serrinha em Juiz de Fora (Foto: Reprodução/ TV Integração)

Ocorrência mobilizou equipes no início da noite desta terça-feira (31) no Aeroporto da Serrinha em Juiz de Fora (Foto: Reprodução/ TV Integração)

Apuração para prevenir ocorrências

De acordo com a assessoria da Aeronáutica, os integrantes do órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) irão fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, ouvir relatos de testemunhas e reunir documentos.

A investigação realizada pelo Cenipa é para prevenir outros acidentes com as mesmas características. A conclusão de qualquer investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente.

Segundo informações apuradas pelo G1, o avião executivo pertence ao hospital particular Doutor João Felício. A aeronave modelo emb 500 foi fabricada em 2009.

Aeronave derrapou na pista do Aeroporto da Serrinha em Juiz de Fora nesta terça-feira (31) (Foto: Reprodução/TV Integração)Aeronave derrapou na pista do Aeroporto da Serrinha em Juiz de Fora nesta terça-feira (31) (Foto: Reprodução/TV Integração)

Aeronave derrapou na pista do Aeroporto da Serrinha em Juiz de Fora nesta terça-feira (31) (Foto: Reprodução/TV Integração)

O Aeroporto da Serrinha foi inaugurado em 1958. De 1996 a 2007 foi administrado pela Infraero, em seguida ficou por conta da Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico Ltda (Sinart).

O terminal conta com estacionamento aberto, sala de espera e de embarque, banheiros e uma lanchonete. A pista tem 1.535 metros de comprimento por 30 de largura e suporta aeronaves com capacidade para até 50 passageiros.

Atualmente, o Aeroporto da Serrinha não recebe voos comerciais e trabalha com táxi aéreo e voos executivos. O local também serve para formação de pilotos e como aeroclube.

O local é administrado pela Prefeitura e está em processo a contratação de uma empresa especializada para a gestão. Mas enquanto não ocorre, funciona com pessoal próprio do Executivo até a conclusão do processo licitatório.

Aeroporto da Serrinha em Juiz de Fora (Foto: Reprodução/TV Integracao )Aeroporto da Serrinha em Juiz de Fora (Foto: Reprodução/TV Integracao )

Aeroporto da Serrinha em Juiz de Fora (Foto: Reprodução/TV Integracao )

0 comentários:

Postar um comentário