terça-feira, 27 de dezembro de 2016

ALE aprova em primeira discussão orçamento de Alagoas para 2017

Deputados estaduais aprovaram, em primeira dicussão, o projeto da Lei Orçamentária Anual para o ano de 2017, no valor R$ 10,2 bilhões. A votação aconteceu em sessão extraordinária nesta terça-feira (27). Para ser aprovado em definitivo, entretanto, o projeto deve ser submetido a uma segunda discussão.

Havia 18 deputados presentes à sessão, mas apenas dois votaram pela não aprovação do projeto, os deputados Rodrigo Cunha (PSDB) e Bruno Toledo (PROS).

Os debates começaram por volta das 16h20, mas a votação só aconteceu quase duas horas depois. Isso porque os deputados se demoraram discutindo emendas ao projeto, o maior impasse foi sobre a destinação de verba para o município de Piaçabuçu.

A intenção era de que o montante ajudasse a resolver o problema de salinização do Rio São Francisco, que vem afetando famílias ribeirinhas, mas essa emenda foi rejeitada pela maioria dos parlamentares.

A deputada Jó Pereira (PMDB) quem trouxe o assunto à tona. Ela defendia a aprovação do destaque que defende a verba para Piaçabuçu. Por outro lado, o deputado Franscisco Tenório (PMN) acendeu a discussão se posicionando contra a emenda.

Ele acredita que, apesar do município estar sofrendo com a falta de abastecimento por causa da grande quantidade de sal no rio, outras medidas podem ser tomadas para solucionar o problema.

A outra emenda que gerou discussão foi em relação ao co-financiamento dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro Especializado de Assistência Social (Creas). Sem entrar em detalhes acerca da emenda, ela foi aprovada pela maioria.

Rodrigo Cunha ainda questionou se as emendas não deveriam ser postas em votação antes do projeto. No entanto, o presidente da Mesa Diretora, deputado Luiz Dantas (PMDB) disse que primeiro, se votaria o projeto, sequência que foi seguida.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário