(Foto: Milton Santos/ Divulgação)
O novo reitor da Universidade Federal de Uberlândia, professor Valder Steffen Júnior foi empossado nesta terça-feira (27), em Brasília, pelo Ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira( 22).
Segundo a assessoria de comunicação da UFU está prevista para a primeira semana de janeiro, uma sessão solene do Conselho Universitário (Consun) em Uberlândia, aberta ao público, que marcará a conclusão do processo de transição de gestão da universidade. Na mesma cerimônia serão entregues as portarias de nomeação dos outros gestores que compõem a equipe de Steffen. A data e o local do evento serão divulgados ainda esta semana no portal da universidade na internet.
Durante o discurso de posse no Ministério da Educação (MEC), o novo reitor destacou os desafios da futura gestão, como internacionalização, segurança, Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU) e ocupação do Campus Glória. “Acreditamos firmemente que a UFU pode ter um protagonismo nacional ainda maior. Tudo faremos para garantir o ensino de qualidade em todos os níveis”, declarou.
Estiveram presentes na solenidade o vice-reitor eleito Orlando César Mantese e os docentes e técnicos que serão nomeados por Steffen nos próximos dias para cargos de gestão da universidade: Clésio Lourenço Xavier (chefe de gabinete), João Jorge Ribeiro Damasceno (prefeito universitário) e os futuros pró-reitores Elaine Saraiva Calderari (Assistência Estudantil), Hélder Eterno da Silveira (Extensão e Cultura), Darizon Alves de Andrade (Planejamento e Administração) e Armindo Quillici Neto (Graduação).
Completam a equipe Carlos Henrique de Carvalho (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação) e Márcio Magno Costa (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas), que não puderam comparecer à solenidade no MEC.
Currículo
Há 40 anos na UFU, Valder Steffen é professor titular e ocupou os cargos de chefe de departamento, coordenador de programa de pós-graduação, diretor de centro, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica e pró-reitor de Planejamento.
Tem graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1976), mestrado (1977) e doutorado (1979) pela Université de Franche Comté e pós-doutoramento pelo INSA de Lyon (1986-87) e pela Virginia Tech - USA (1999-2000). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia, coordenador do
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Estruturas Inteligentes
em Engenharia e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A.
Consulta Pública
(Foto: UFU/Divulgação)
Valder Steffen Júnior, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica, foi o vencedor do 2º turno da consulta pública para reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em setembro. O candidato recebeu 7.970 votos, que equivalem a 55,49%. Já Arquimedes Diógenes Ciloni, professor da Faculdade de Engenharia Civil, obteve 44,51% dos votos.
No total, 14.468 eleitores compareçam às urnas na votação que foi realizada durante esta terça-feira (21) e quarta-feira (22). Alguns membros da comunidade acadêmica votaram em branco e nulo, totalizando 189.
0 comentários:
Postar um comentário