O município de Santos Dumont agora conta com um novo espaço turístico. A Praça da Estação que fica na rua Maquinista José Mendes foi revitalizada e virou um ponto cultural com o objetivo de levar atrativos para os moradores da cidade e região.
De acordo com o presidente do Movimento Amigos do Trem, que administra o local, Paulo Henrique do Nascimento, a locomotiva a vapor "Zezé Leone" e dois vagões de trem compõem o espaço e se transformaram em restaurantes.
(Foto: Reprodução/Facebook)
"Nós reformamos os vagões do antigo 'Trem da Prata', que estavam em Juiz de Fora e foram transportados pela MRS Logística até a cidade. A Prefeitura realizou a reforma da Praça da Estação", contou.
Nos restaurantes, o público encontra a gastronomia mineira e a italiana em pratos típicos. Segundo Paulo, a ideia é que a culinária seja diversificada para atrair os turistas. Os restaurantes funcionam de quinta-feira a domingo, das 11h às 23h.
"Fizemos parceria com chefes de cozinha do município e está dando certo. Além da parte cultural, estamos gerando empregos para a população dentro dos estabelecimentos e também para quem produz artesanato, que consegue expor os trabalhos no local", afirmou.
O Museu Ferroviário expõe peças e maquetes da história do trem. Já o pátio tem estrutura para receber eventos e oferecer cursos. "É um projeto pioneiro", disse.
Revitalização
O projeto surgiu em parceria com a Prefeitura de Santos Dumont no início de 2016 com a proposta de possibilitar a visitação pública dos bens ferroviários e valorizar a preservação do patrimônio, além de divulgar os sabores da gastronomia mineira, de um lugar que estava fechado há 20 anos.
"Foi um processo muito rápido. Em menos de um ano conseguimos mostrar que é viável quando tem a soma dos esforços do poder público e da iniciativa privada. Desde o dia 16 de dezembro, dia da inauguração, recebemos turistas, visitantes de outras cidades e moradores de várias idades. Virou realmente um ponto turístico. Transformamos em um lugar agradável, que antes não era aproveitado", contou.
Amigos do Trem
Fundada em 5 de junho de 2001, a ONG busca revitalizar o transporte sobre trilhos de passageiros, cargas e turismo com a preservação e reimplantação do transporte ferroviário em todo o território nacional.
Uma das finalidades da ONG é gerir o funcionamento do transporte ferroviário de passageiros entre as cidades Matias Barbosa, Juiz de Fora, Ewbank da Câmara, Santos Dumont, Antônio Carlos e Barbacena, que foi importante meio de transporte na região até 1997, ano em que foi desativado.
0 comentários:
Postar um comentário