O fim do ano é uma época em que se costuma refletir sobre o ano que passou e fazer pedidos para o que está por vir. Para dar aquela reforçada nos pedidos, muita gente acredita nas tradicionais simpatias de réveillon, seja para atrair prosperidade, saúde, felicidade, amor ou afastar as más energias.
Júlio César Rodrigues, 58, é dono de uma loja de artigos esotéricos e explica que os rituais não precisam ser feitos necessariamente na véspera do ano novo, mas que essa época é especial.
“Não existe um ritual e uma hora certa, isso depende de cada pessoa, mas o dia 31 é mais representativo. É um momento em que o planeta inteiro, independente do fuso, está vibrando por renovação”, explica Rodrigues.
para simpatias na virada do ano
(Foto: Natália Normande/G1)
O gerente de projetos José Neto, 19, faz uma purificação em casa no dia 31. Na família, ele não é o único a acreditar nas simpatias, todo mundo participa.
"Eu, meu pai e meu irmão vamos no mercado e compramos ervas e incenso de mirra. Deixamos as ervas na água durante todo o dia 31 e antes de irmos para a festa de fim de ano, tomamos um banho com essa água. No primeiro dia do ano, acendo o incenso de mirra e espalho pétalas de rosas brancas pela casa, para purificar".
A estudante de direito Vitoria Lima, 19, tem várias superstições. “Não como nada que cisca para trás no dia 31 de dezembro. Também pulo sete ondas assim que vira o ano e peço permissão para entrar e sair do mar. Para chamar dinheiro, eu e minha mãe colocamos dinheiro no sutiã minutos antes da virada e jogamos uma moedinha no mar depois dela”, diz.
Vitoria conta que não acredita mesmo em tudo o que faz, mas que, por hábito, realiza as simpatias todos os anos.
“Essas de chamar dinheiro ou não comer certas coisas são como corrente de reprovação: a gente repassa por via das dúvidas. Mas as que faço no mar são uma experiência espiritual e me ajudam a começar o ano me sentindo mais leve”, reconhece a universitária.
A estudante de jornalismo Maria Clara Tenório, 20, conta que as simpatias são feitas em família. "Nós pulamos as sete ondas juntos. Antes de ir à praia, anotamos as coisas ruins que aconteceram no ano e depois queimamos. A minha mãe coloca uma moeda de um real em todas as bolsas da casa, para chamar dinheiro", lembra Maria Clara.
A advogada Amália Lopes, 29, veste a calcinha da cor do desejo para o ano novo. "Eu gosto de comprar uma calcinha nova, da cor do meu pedido. Ano que vem eu quero muita prosperidade e conquistas profissionais, então a cor desse ano é amarelo. Além disso, nos primeiros minutos eu gosto de mentalizar coisas boas e pensar nas minhas ambições para aquele ano", conta a advogada.
Júlio Rodrigues, o dono da loja esotérica, dá outras dicas. Ele afirma que antes de fazer qualquer ritual para pedir por coisas como prosperidade, amor e dinheiro, é importante fazer uma limpeza energética. Para isso, recomenda banhos de sal grosso com arruda ou incensos de arruda ou cânfora.
“Devemos aproveitar este marco de modificação que é o dia 31 para pensarmos no que queremos receber de energia em 2017. É importante fazer uma limpeza antes de pedirmos por novas coisas. Mas não adianta seguir um ritual à risca se ele não faz sentido para você. Por exemplo, canela atrai prosperidade. Mas se você não gosta do cheiro de canela, não adianta. O importante é fazer o que tem sentido para você”.
0 comentários:
Postar um comentário