domingo, 22 de janeiro de 2017

Associação diz que falta dinheiro para abrigo que atende a soropositivos

Casa de apoio, Macapá, Amapá (Foto: Marcia Pinheiro/Arquivo Pessoal)Associação pede doações para manutenção do
abrigo (Foto: Marcia Pinheiro/Arquivo Pessoal)

A Associação de Amigas e Mulheres Amapaenses Posithivas (Amaph) está pedindo ajuda ao poder público e a sociedade em geral para manutenção da sua casa de apoio. Segundo o grupo, o abrigo atualmente atende a 10 pessoas e passa por dificuldades.

A presidente da Amaph, Márcia Pinheiro, reclama que a rede pública de Saúde não disponibiliza os dois principais remédios (Aciclovir e Sufa) pata tratamento dos pacientes. Ela acrescenta que a casa precisa de dinheiro para custear transporte, alimentação e materiais de higiene e limpeza, além de roupas e lençóis para os abrigados.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que disponibilizou, em novembro de 2016, um edital que dá acesso ao recurso do Ministério da Saúde (MS) para associações e ONGs que trabalham com prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e no assistencialismo a pessoas infectadas. Segundo a Sesa, a Amaph não se inscreveu para o processo de seleção.

Presidente da Amaph, Márcia Pinheiro (Foto: Jéssica Alves/G1)Presidente da Amaph, Márcia Pinheiro
(Foto: Jéssica Alves/G1)

Em relação aos remédios em falta, o governo disse que o Aciclovir e o Sufa estão em processo de compra.

“Precisamos de ajuda para manter a casa de apoio com alimentação e manutenção da estrutura, de um modo geral. Atendemos a pessoas do estado todo que chegam até nós, muitas são abandonadas pelas famílias. Além de conviverem com a doença, elas sofrem com o preconceito e abandono dos próprios amigos e familiares”, lamentou Márcia.

Segundo ela, a associação paga aluguel e outros custos com um recurso de R$ 3 mil disponibilizados pela Assembleia Legislativa do Amapá. A presidente afirma que o dinheiro não garante as demais necessidades.

As doações podem ser por meio do contato (96) 99166-8753 ou entregues na casa de apoio, que fica localizada na Avenida Cid Borges, número 2066, no bairro Infraero II, Zona Norte de Macapá.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário