Bom Despacho está recebendo obras de acessbilidade para facilitar a mobilidade urbana há três anos. De acordo com o secretário de Obras, Juliano Barreto, mais de R$ 100 mil estão sendo investidos em rampas e calçamento. A intenção, segundo o Executivo, é que toda a cidade, que é antiga, receba melhorias.
O secretário pontuou que as rampas serão construídas em todas as vias necessárias, dando prioridade às vias mais movimentadas. A ação vem de uma preocupação do município em modernizar o espaço urbano, como pontuou a gerente de obras, Lívia Andrade.
"A cidade tem que ser accessível a todos. Não só para quem é cadeirante, precisamos lembrar que também transitam na cidade mães usando carrinhos de bebê, pessoas que às vezes usam muletas. Ou seja, são várias pessoas que por conta da falta de acessibilidade tem a mobilidade reduzida. Precisamos tornar Bom Despacho uma cidade apta a receber todas as pessoas”, destacou.
pavimentação (Foto: Assessoria/Divulgação)
Além de ser uma preocupação do Executivo, a acessibilidade também é uma exigência do Governo Federal. "De acordo com alguns convênios firmados com o Governo Federal, são exigidos de fato que se faça a acessibilidade e todas que todas as ruas sejam pavimentadas", disse Lívia.
Em três anos foram investidos mais de R$ 7 milhões em infraestrutura urbana. A ação inclui pavimentação, drenagem, obras de acessibilidade, construção de lombofaixas, pintura de sinalização vertical e horizontal, construção de meio fio e operação tapa-buraco.
A maquiadora Denise Gonçalves, que é cadeirante, destaca que ter acessibilidade na área urbana é fundamental para transitar na cidade. "Sem dúvidas, se não houver acessibilidade não vamos a lugar nenhum. Somos impedidos a todo momento por obstáculos e, se a cidade contar com uma boa pavimentação e com rampa, nos sentimos mais livres para trafegar. Acessibilidade para nós cadeirantes significa liberdade", pontuou.
0 comentários:
Postar um comentário