domingo, 22 de janeiro de 2017

Cineasta uberlandense cria websérie com histórias sobrenaturais de MG

Quem nunca ouviu ou tem para contar uma história de assombração? A partir dessa premissa, o cineasta uberlandense Diego Goar produziu uma websérie que mistura ficção com realidade, em que personagens contam histórias que viveram. O “Entre Almas” foi dividido em seis episódios e publicado em um canal do YouTube. A série foi aprovada e apoiada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia (PMIC).

Diego conta que sempre teve uma atração pelo sobrenatural e que o projeto surgiu após conversar com uma tia, que contou uma história vivenciada. A principal intenção do cineasta era retratar a cultura, essas histórias regionais que cercam o povo mineiro, instigando a curiosidade. “Aqui é muito comum todo mundo ter uma história de verdade para contar, dos antigos, uma tradição”, disse.

entre almas uberlândia (Foto: Diego Goar/Arquivo pessoal)Websérie foi gravada em Uberlândia
(Foto: Diego Goar/Arquivo pessoal)

O "Entre Almas" contra a história fictícia da Estela, uma menina de Uberlândia que continua os projetos do pai falecido de criar um livro sobre as histórias sobrenaturais, agora reais, das pessoas da região do Triângulo Mineiro. Em meio aos depoimentos verdadeiros, ela descobre segredos de família que a cercam. Confira o trailer no vídeo acima.

Incialmente, o objetivo era criar um material para televisão. Diego já produziu outros documentários, programas de TV e curtas. “Estou há três anos desenhando, foi até aprovado em lei estadual, mas não chegou a ser captado por conta do orçamento. Aí tive a ideia da websérie”, contou.

Para ser aprovado no PMIC, Diego e a equipe tiveram que se inscrever em um edital, mandar o material com planilhas de orçamento, de edição e conseguir patrocínio. “Foi aí onde começou a busca de um patrocinador, mas logo no primeiro contato já conseguimos a reunião com um instituo da cidade, apresentamos o material, com histórias mais leves, e eles acharam interessante, muito por conta da parte cultural e o desafio de instigar a curiosidade”, contou.

entre almas uberlândia (Foto: Diego Goar/Arquivo pessoal)Gravação durou dois fins de semana
(Foto: Diego Goar/Arquivo pessoal)

Em contrapartida, o instituto propôs que Diego ministrasse oficinas no projeto “Transforma” em escolas municipais de Martinésia, distrito de Uberlândia. “Trabalhei com crianças a partir de nove anos, ensinando técnicas de audiovisual, vídeo, documentários e tudo voltado para o tema. Toda criança queria contar uma história de assombração que sabia. Foi uma experiência muito rica”, disse.

Após um ano de pesquisa e dois fins de semana de gravação, a websérie foi lançada em 19 de dezembro de 2016, em uma sessão de cinema e, no dia seguinte, foi publicada no YouTube, onde é divulgado um episódio por semana. “A internet traz mais possibilidades, atinge vários públicos e o resultado com as pessoas que acompanham têm sido positivo”.

Diego afirma que nunca teve a pretensão de ser youtuber, mas que já tem vários projetos para serem lançados na rede. “O ‘Entre Almas’ termina dando a oportunidade para uma segunda temporada. Quero manter o canal atualizado e produzir outras também”, concluiu ele.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário