segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Com presença de ministro, Plano 'Agro Mais' é lançado em Juiz de Fora

Juiz de Fora foi o primeiro município do país a assinar o protocolo de intenções para o Plano "Agro Mais", que pretende diminuir a burocracia no setor agropecuário. O lançamento da iniciativa na cidade ocorreu na tarde desta segunda-feira (23) durante o Encontro Regional de Agropecuária. Com a parceria, serão destinados R$ 2 milhões para capacitação do pequeno e médio produtor rural.

Todo o trabalho será desenvolvido através de uma empresa que será licitada. "Agro Mais é um plano de modernização e desburocratização do Ministério da Agricultura. É uma das estratégias para atingir 10% do mercado, ou seja, sair de 7% para 10% em cinco anos, o que é uma meta ousada", explicou o ministro da Pecuária, Agricultura e Abastecimento, Eumar Novacki.

Na ocasião, o ministro também assinou convênio com a Prefeitura que destina R$ 1 milhão para recuperação de estradas vicinais no município. "Nós temos vários distritos em Juiz de Fora, em regiões diversificadas. Desta forma nós teremos capacidade financeira para fazer novos e melhores investimentos, para melhorar o acesso aos nossos distritos para o produtor rural", disse o prefeito Bruno Siqueira.

Agro Mais
O plano foi lançado em agosto de 2016 e visa reduzir a burocracia no Ministério da Agricultura. Segundo o ministro, ele tem três objetivos: transparência e parcerias; melhoria do processo regulatório e normas técnicas; e facilitação do comércio exterior.

Entre as medidas, estão o fim da reinspeção em portos e carregamentos vindos de unidades com Serviço de Inspeção Federal (SIF), o lançamento do sistema de rótulos e produtos de origem animal, a alteração da temperatura de congelamento da carne suína de -18ºC para -12ºC, a revisão de regras de certificação fitossanitárias e o aceite de laudos digitais.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário