domingo, 22 de janeiro de 2017

Confira esquema de trânsito e segurança no 1º Clássico-Rei de 2017

Arena Castelão (Foto: JL Rosa/Agência Diário)Arena Castelão (Foto: JL Rosa/Agência Diário)

Fortaleza e Ceará se enfrentam na Arena Castelão, às 18 horas deste domingo (22), no primeiro Clássico-Rei de 2017. Antes do jogo, as operações de trânsito e segurança já ocorrem. A partida faz parte das disputas pela Série A do Campeonato Cearense de Futebol. Os portões do Castelão serão abertos ao público a partir das 15h15.

Trânsito
A operação de trânsito terá início ao meio-dia com a coibição de estacionamento na Rua do Contorno e nas principais vias de acesso ao estádio. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) deve controlar o tráfego no entorno.

A AMC anunciou que efetuará ações de disciplinamento do tráfego nos cruzamentos próximos, além do controle do comércio ambulante. Os torcedores do Ceará devem se deslocar ao estádio pela Av. Alberto Craveiro, enquanto a torcida do Fortaleza deve chegar à Arena pela Avenida Paulino Rocha.

saiba mais

A AMC orienta que os condutores saiam de casa com pelo menos três horas de antecedência e procurem também outras opções para estacionar que não seja apenas no estacionamento do Castelão. Uma das alternativas indicadas pelo órgão é estacionar em toda a extensão da Av. Juscelino Kubitschek, exceto no canteiro central.

O efetivo operacional da Autarquia, distribuído em seis viaturas e seis motocicletas, permanecerá no local até a dispersão total do público para disciplinar o trânsito durante a saída dos torcedores. Reboques estarão à disposição dos agentes em casos de descumprimento às regras de circulação viária.

Será disponibilizado um efetivo operacional composto por 30 agentes e orientadores do Via Livre, que auxiliará a travessia de pedestres.

Transporte
A oferta de transporte público também será intensificada. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforçará com 14 veículos as linhas que saem dos terminais com destino ao estádio. O jogo acontece em dia de Tarifa Social com passagem no valor de R$ 2,60 (inteira) e R$ 1,10 (meia).

Segurança
A atuação das forças de segurança começa pela manhã, às 8h. A ação faz parte do plano estratégico anunciado pela Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Ao todo, 564 policiais militares fazem parte do reforço policial para o jogo, que será intensificado no entorno do estádio, nas principais vias de acesso ao local e em todos os terminais de ônibus de Fortaleza.

Atuarão as Polícias Civil e Militar do Ceará, Corpo de Bombeiros Militar, Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, além de Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Guarda Municipal de Fortaleza.

Os militares realizarão patrulhamento a pé, em 28 viaturas, 70 motocicletas e em 30 cavalos, com o Regimento de Polícia Montada (RPMont).

Serão 366 policiais militares na área interna e os demais na parte externa do estádio. Entre as composições empregadas estão os batalhões especializados, como o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).

No período da tarde, carros da polícia também estarão fazendo rondas nos sete terminais de ônibus da Capital. O policiamento motorizado vai percorrer as principais avenidas que ligam os terminais e bairros ao estádio.

Além do reforço de policiais militares, os torcedores contarão com 23 policiais civis - entre delegados, escrivães e inspetores - no plantão especial do 16º Distrito Policial e no posto avançado de atuação da Polícia Civil, que fica dentro do estádio. Estarão disponíveis cinco viaturas da PC.

Ao todo, 60 bombeiros militares também estarão de serviço no local, com cinco viaturas.

Juizado do torcedor
O Juizado do Torcedor também vai atuar na partida. O plantonista responsável pelo juizado será o juiz José Krentel Ferreira Filho, titular da 2ª Vara de Sucessões do Fórum Clóvis Beviláqua.

O atendimento durante o plantão é voltado para casos de menor potencial ofensivo e menos complexos, previstos no Estatuto do Torcedor e na Lei dos Juizados Especiais.

0 comentários:

Postar um comentário