quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Conselho diz que verba para a Saúde nos municípios do AP é insuficiente

Posto de saúde fica no bairro Beirol, na Zona Sul de Macapá (Foto: Abinoan Santiago/G1)Recursos recebidos para a atenção básica
são insuficientes, diz conselho (Foto: Abinoan
Santiago/G1)

Em reunião realizada nesta quarta-feira (25), o Conselho de Secretarias de Saúde Municipais do Amapá (Cosems) apresentou a necessidade de verba para o setor nos 16 municípios do estado. Segundo os membros, os recursos atualmente destinados para as secretarias são insuficientes para a atenção básica.

De acordo com o presidente do Cosems, Zeca Monteiro, o recurso gasto com a atenção básica de saúde corresponde a 25% da totalidade, o que, para ele, não atende à demanda da população.

"A atenção básica é o carro chefe da saúde, especialmente nos municípios. O que hoje é gasto não é suficiente. E isso dificulta a prestação de serviço com qualidade, com a promoção e prevenção em saúde. Atualmente, os municípios têm uma atenção básica muito fragilizada", lamentou Monteiro.

Ainda conforme o presidente, os membros do Conselho Municipal de Saúde vão fazer reuniões com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e, também, com os vereadores das cidades, para que mais recursos sejam buscados.

Os gestores da pasta dos 16 municípios receberam orientações sobre o sistema de saúde, com 8 temas com enfoque para o atendimento básico.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário