quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Ex-prefeito de Buritis é condenado por corrupção na Câmara de Vereadores

 O ex-prefeito de Buritis (RO), na região do Vale do Jamari, Antônio Correia de Lima (PMDB), e outras sete pessoas foram condenadas pela Justiça por corrupção. O grupo teria participado de um esquema que envolveu o pagamento do denominado 'mensalinho' na Câmara de Vereadores do munícipio. O prejuízo causado aos cofres públicos foi de mais de R$ 1 milhão.

Conforme divulgou o Ministério Público de Rondônia (MP-RO), esta é a primeira condenação decorrente da Operação Perfídia, realizada pelo MP-RO e a Polícia Civil em março de 2015.

Os oito réus foram condenados à perda da função pública. As demais medidas foram aplicadas de acordo com a participação de cada envolvido. O ex-prefeito teve a suspensão dos direitos políticos por dez anos, além do pagamento de multa de 100 vezes o valor da última remuneração recebida como prefeito.

saiba mais

A Operação Perfídia foi resultado de uma investigação que levou à descoberta do esquema chamado 'mensalinho' na Câmara de Vereadores de Buritis. Também foram descobertas fraudes licitatórias, entre outras irregularidades, em órgãos públicos municipais. As investigações do MP apontaram um esquema de corrupção envolvendo o ex-prefeito, secretários, vereadores, funcionários e empresários da cidade.

Segundo apurou o MP-RO, o esquema teve início em 2013 e foi praticado até o início de 2015. Conforme o órgão, o ex-prefeito pagava mensalmente a um grupo de seis vereadores, além de conceder ao grupo benefícios ilícitos e manter contratos com a administração pública em troca de apoio político e aprovação de todos os projetos de interesse do executivo. O esquema gerou um prejuízo de mais de R$ 1 milhão para os cofres públicos.

O ex-prefeito Antônio Correia de Lima informou à Rede Amazônica que vai recorrer da decisão.

0 comentários:

Postar um comentário