semana do ano (Foto: Marco Bernardi/G1)
Foram registrados 13 casos de furtos à residência durante o último fim de semana de 2016 em Ji-Paraná (RO), município distante a cerca 370 quilômetros de Porto Velho. Segundo a Polícia Civil, baixo efetivo policial, período de férias e saída temporária de presidiários contribuem com o aumento do índice.
Os crimes aconteceram durante o último sábado (31) e neste domingo (1º), os casos foram registrados nas duas delegacias de polícia de Ji-Paraná. A maioria dos furtos foram praticados durante a madrugada.
O delegado da 2ª Delegacia de Polícia Civil, Rildo Maciel, atribui o aumento do número de furtos ao decreto de saída temporária dos presidiários durante o feriado de Fim de Ano, além da defasagem no efetivo policial.
“Hoje temos cerca de 20% de um efetivo ideal para fazer frente e combater esse tipo de crime. Outro fator a ser considerado, é que aproximadamente 300 detentos saíram durante a liberdade temporária, em todo estado. Muitos desses não estão providos de recursos e acabam praticando crimes patrimoniais”, comenta o delegado.
Segundo Rildo, as férias de fim de ano também é um fator que contribui para o aumento no índice de furtos a residências. O delegado orienta a população de como manter a residência segura e prevenir que o imóvel seja alvo do crime.
“As pessoas que têm condições de contratar um vigia ou algum aparato de segurança, deve fazê-lo. Já as pessoas que não podem, sugerimos que tenham algum animal de guarda, que alguém de sua confiança vá à residência para ligar as luzes da casa durante o período em que ficará ausente, reforçar as portas da casa, em especial as portas e janelas no fundo da residência. Essas atitudes não vão impedir que o crime ocorra na cidade, mas dificulta que os furtos sejam realizados”, afirma o delegado.
0 comentários:
Postar um comentário