domingo, 1 de janeiro de 2017

Prefeito de Manaus, vice e vereadores tomam posse neste domingo (1º)

Artur Neto afirma que competição lhe dá 'ânimo' (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)Artur Neto foi reeleito prefeito de Manaus (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

O prefeito reeleito de Manaus, Artur Neto (PSDB), e vereadores da Câmara Municipal (CMM) serão empossados nos cargos em solenidade neste domingo (1º), no Teatro Amazonas, às 16h.

O ato será presidido pelo presidente da 16ª legislatura, vereador Wilker Barreto (PHS). ele fará a abertura oficial da sessão com a chamada de presença de cada um dos vereadores eleitos. Em seguida, procederá a tomada do compromisso solene individual, em que os eleitos assinam o termo de posse e fazem o juramento.

saiba mais

Após a posse dos vereadores e composição da mesa com as autoridades, o presidente iniciará a cerimônia de posse do prefeito eleito, que assinará o livro da posse e fará o juramento solene. Em seguida, Wilker dará posse ao vice-prefeito eleito, Marcos Rotta. No ato, somente o prefeito fará um pronunciamento.

O coral da Câmara Municipal de Manaus fará a execução do Hino Nacional Brasileiro, sob a regência do maestro Jhonny Móier. A previsão da Diretoria de Cerimonial da CMM é de que a sessão dure em torno de duas horas.

Diplomação
Artur Neto, o vice, Marcos Rotta e 41 vereadores foram diplomados no dia 19 de dezembro, em uma cerimônia realizada no teatro do Colégio Século, na estrada da Ponta Negra, em Manaus. Os diplomas foram entregues pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Yedo Simões, pelo vice, João de Jesus Abdala Simões, pelo procurador regional Rafael da Silva Rocha e pelo juíz Marcelo Manoel da Costa Vieira.

Votos
Artur Neto foi reeleito para os próximos quatro anos com 581.777 votos, o que corresponde a 55,96% dos votos válidos, contra 457.809 de Marcelo Ramos (PR) – 44,04% (confira a apuração completa na cidade). Um total de 1.137.653 eleitores votou. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) registrou 33.205 (2,92%) brancos, 64.862 (5,70%) nulos e 119.473 (9,50%) abstenções.

Novos e antigos vereadores ocuparão as 41 vagas no parlamento municipal. João Luiz foi o campeão de votos, com 13.978. 21 vereadores foram reeleitos, enquanto 20 cadeiras serão ocupadas por nomes novos. Os vereadores Fabrício Lima (licenciado), Franciso Jornada, Alonso Oliveira, Ednailson Rozenha, Dr. Gomes (licenciado) e Luis Neto (licenciado) não concorreram à reeleição.

Eleição Câmara
Após a posse do prefeito, vice e vereadores neste domingo, Wilker Barreto convocará os vereadores para a reunião no Plenário Adriano Jorge, na sede da Câmara Municipal, onde ocorrerá a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2017-2018.

A eleição, conforme o Regimento Interno, poderá ser feita a partir da inscrição individual para todos os cargos da Mesa Diretora. Cada candidato à presidência terá o tempo de 5 minutos para discursar antes da eleição aberta.

A mesa-diretora da CMM é composta de presidente, 1º, 2º e 3º vice-presidentes, secretário-geral, 1º, 2º e 3º secretários, ouvidor e corregedor. Os vereadores que compõem a mesa possuem os mesmos salários dos demais parlamentares.

0 comentários:

Postar um comentário