quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Procon de Juiz de Fora registra queda de atendimentos em 2016

Procon Móvel realiza atendimento na região central de Juiz de Fora (Foto: Assessoria de Comunicação Procon JF/Divulgação)Ação do Procon Móvel chegou a 90% dos bairros da cidade, segundo relatório (Foto: Procon JF/Divulgação)

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Juiz de Fora registrou 37.447 atendimentos em 2016, número 8% menor que os mais de 39 mil de 2015. Agora, o relatório divulgado nesta terça-feira (24) será auditado para discriminar os principais motivos de reclamações fundamentadas e as empresas campeãs de reclamação. O resultado desta análise deve ser divulgado em março.

De acordo com o superintendente do Procon, Eduardo Schröder, a queda nos atendimentos tem duas causas possíveis.

"Por todos os índices oficiais, houve queda na atividade econômica. Desta forma, há menos circulação de serviços e produtos, o que leva à redução de registro de problemas. Além disso, o trabalho de conscientização que realizamos pode ter ajudado ao destacar as formas de fazer compras seguras, especialmente em grandes datas comemorativas", disse.

Números do Procon/JF em 2016
37.447 atendimentos
4.637 reclamações que foram para audiências de conciliação
270 se tornaram processos administrativos
R$ 862.555,61 em multas decorrentes destes processos
93 atendimentos no Núcleo de Atendimento ao Consumidor Superendividado (NASE)
Procon Móvel esteve em mais de 90% dos bairros de Juiz de Fora

Os dados do Departamento de Orientação e Solução de Demandas do Consumidor (Dosdec) apontam que mais de 28 mil consumidores que procuraram o setor tiveram o problema resolvido no primeiro atendimento. "Temos um alto índice de solução no início e a minoria dos casos - 270 em um universo de 37 mil - resultaram em processos", destacou Schröder.

No entanto, o superintendente considera que o bom resultado ainda não é motivo para comemorar. "Houve queda, mas não houve melhora, pois lidamos sempre com os mesmos causadores de problemas: bancos, empresas de telefonia, grandes magazines e compras pela internet", destacou.

O Departamento de Estudos Pesquisas e Projetos (Depp) realizou palestras e cursos em escolas e empresas do município, atendendo 823 participantes. Além disso, o Depp realizou pesquisas sobre material escolar, sobre preço de combustíveis e pesquisa comparativa de preços na Black Friday.

"As ações educativas instruíram o consumidor a procurar primeiro o fornecedor do produto ou do serviço com defeito antes de nos procurar. Neste ano, vamos fazer atuações mais expressivas do Procon Móvel, ampliar a divulgação de que as pessoas podem procurar o Procon nas Regionais em Juiz de Fora. Queremos que a redução venha principalmente através da conscientização das pessoas", destacou.

O Procon em Juiz de Fora funciona na Avenida Presidente Itamar Franco, 992, no Centro, e também nas regionais nos Bairros Santa Terezinha, Santa Luzia, Benfica e São Pedro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

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