segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Rip rap cede após chuva em Manaus, e seis famílias ficam desabrigadas

Desmoronamento ocorreu na tarde do último domingo (23) (Foto: Matheus Castro/G1 AM)Desmoronamento ocorreu na tarde do último domingo (23) (Foto: Matheus Castro/G1 AM)

Parte de um rip rap do Igarapé do Petrópolis, Zona Sul de Manaus, desabou durante a forte chuva que atingiu a capital na tarde de domingo (22). Segundo os moradores da área, uma obra da Prefeitura foi um dos principais fatores do desmoronamento. Cerca de seis famílias tiveram que deixar suas casas e se abrigar em um Centro Municipal. Elas têm medo que a outra parte do muro ceda, levando junto as casas que ficam na encosta do igarapé. Famílias deverão ser retiradas da área nos próximos dias, segundo o poder municipal.

Na manhã desta segunda-feira (23), uma equipe da Defesa Civil do Amazonas esteve no local. O prefeito em exercício, Marcos Rotta (PMDB-AM) e o titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Elias Emanuel, também acompanharam a vistoria e afirmaram que já estão providenciando a remoção das famílias.

Moradora relatou rachaduras na casa (Foto: Matheus Castro/G1 AM)Moradora relatou rachaduras na casa
(Foto: Matheus Castro/G1 AM)

A diarista Iris de Oliveira, de 34 anos, foi uma das afetadas pelo desmoronamento. Segundo ela, o problema já tinha sido relatado diversas vezes.

"Não costumava alagar, mas acredito que essa obra [da Prefeitura] foi um dos principais fatores. Eles usam máquinas pesadas e estavam aterrando para asfaltar. Creio que isso que causou o desmoronamento", disse.

A família da diarista e de outras pessoas que moram no local foram transferidas às pressas para o Centro Popular que fica próximo ao Igarapé. "Dormimos lá com medo de desabar. Vivemos sobressaltados, com medo. Aí, o prefeito veio e disse que o Prosamim [Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus] irá nos retirar. Mas até agora o Prosamim só fala que vem e nunca vem", relatou a moradora.

De acordo com o prefeito em exercício, Marcos Rotta, a Secretaria Municipal de Infraestrutura já foi acionada e o Prosamim, também. Ele garantiu que a retirada das famílias deve acontecer durante os próximos dias.

"Foi um problema sério e precisamos fazer o 'recuperamento' desse rip-rap. Acionamos a Seminf e até mesmo a Semsa, pois uma das Unidades de Saúde do bairro também foi afetada, e queremos fazer a retirada dessas famílias de forma emergencial, mas fazendo o laudo até mesmo para que elas não percam a indenização e o aluguel social", explicou.

A Defesa Civil registrou 50 ocorrências em razão da chuva que atingiu Manaus durante todo o domingo (22). O balanço foi atualizado na manhã desta segunda-feira (23). Diversas zonas da capital registraram áreas alagadas. Houve, ainda, deslizamento de terra e desabamento de muros.

Um total de 18 localidades teve o fornecimento de energia interrompido. De acordo com a Eletrobras Distribuição Amazonas, a forte chuva que atingiu a capital desligou 12 alimentadores.

Cerca de seis imóveis estão ameaçados, segundo Prefeitura (Foto: Matheus Castro/G1 AM)Cerca de seis imóveis estão ameaçados, segundo Prefeitura (Foto: Matheus Castro/G1 AM)
Encosta cedeu após terraplanejam de obra da Prefeitura (Foto: Matheus Castro/G1 AM)Encosta cedeu após terraplanejam de obra da Prefeitura (Foto: Matheus Castro/G1 AM)
Obra fica na zona Sul da capital amazonense (Foto: Matheus Castro/G1 AM)Terreno irá receber obra de Centro Municipal (Foto: Matheus Castro/G1 AM)
Casas estão sob o risco de desmoronamento e moradores desmonstram preocupação (Foto: Matheus Castro/G1 AM)Casas localizadas ao lado de igarapé estão sob o risco de desmoronamento. Prefeitura afirmou buscar parceria com o Prosamim (Foto: Matheus Castro/G1 AM)

0 comentários:

Postar um comentário