Moradores do Bairro Lagoinha, em Porto Velho, fecharam a Rua Benedito Inocêncio na noite da última segunda-feira (20) em protesto à falta de iluminação, lombadas e sinalização no local. Segundo os moradores, o número de acidentes tem aumentado por causa dos problemas apontados na manifestação e, por isso, pediam por melhorias no bairro. Na ocasião, pneus foram queimados e o trânsito ficou impedido por uma hora. A Polícia Militar (PM) esteve no local para controlar e conversar com a população.
O protesto iniciou por volta das 18h30. Um grupo de moradores queimou diversos pneus, durante a manifestação, impedindo o trânsito no local. A via foi liberada somente às 19h30. O objetivo principal da manifestação, segundo o morador do bairro Orlean de Oliveira Andrade, é chamar a atenção das autoridades para impedir e previnir que novos acidentes ocorram.
"Aqui ninguém respeita a Rua Benedito Inocêncio. Aqui tem muito acidente porque não tem energia, não tem quebra-molas e não tem sinalização. A faixa de pedestre aqui o pessoal não respeita e todo tempo está tendo acidente", explicou Orlean.
O local, segundo o morador Elivan Costa Garcia, também é muito movimentado por crianças. Os motoristas passam na via em alta velocidade e com isso resulta em vários problemas e preocupações por terem muitas crianças no bairro.
"Os carros passam aqui em alta velocidade. Então, nossas crianças precisam ir para o colégio, mas desse jeito que estão passando aqui não tem como elas irem. É arriscado a gente perder o nosso filho com esses acidentes que estão acontecendo todos os dias. Então que as autoridades venham olhar por nós, do Bairro Lagoinha", disse Elivan.
Segundo o aspirante da PM, Diego Reis, foi uma manifestação tranquila em que os moradores pedem às autoridades melhorias para o local.
"Nós chegamos aqui e fizemos contato com os moradores, e eles nos informaram que o principal motivo era chamar atenção das autoridades. Foram orientados a fazerem contato com a imprensa, e eu também vou confeccionar um relatório. Feito esse contato, eles entenderam que o objetivo da manifestação foi alcançado", contou o militar.
Outro lado
Procurada pelo G1, a assessoria da Empresa Municipal do Desenvolvimento Urbano (Emdur), informou na manhã desta terça (21) que não estava ciente da manifestação, mas que uma equipe técnica será encaminhada ao local, para saber quais as medidas serão tomadas.
O Secretário Municipal de Trânsito, Marden Negrão, informou que está ciente do protesto realizado pelos moradores e vai encaminhar uma equipe de engenheiros ao local para verificar a situação não somente onde houve o protesto, mas em todo o entorno. "Não há como eu colocar uma lombada ou semáforo sem um estudo prévio da situação", disse.
0 comentários:
Postar um comentário