Após reuniões em Brasília nesta semana, o governador do Ceará Camilo Santana afirmou que aguarda definição sobre a retomada das obras da transposição do Rio São Francisco, seja pela escolha da empresa vencedora da licitação - sendo que duas já foram desclassificadas -, seja por uma contratação emergencial. As obras no estado estão paralisadas desde junho do ano passado.
De acordo com Camilo, o compromisso do Ministério da Integração é de que até o fim de março o governo federal decida sobre os trabalhos. Assim, a expectativa é que as obras sejam retomadas em abril. O governador manteve a perspectiva de que as águas cheguem ao estado até o fim de 2017.
"Licitação a gente sabe como começa e não sabe como termina. Com certeza essas empresas irão entrar na justiça por terem sido desclassificadas. Vai ficar aquela briga. Espero que possa ser resolvido até o fim do mês. Isso nos dará segurança, porque a gente não sabe como o restante da quadra invernosa vai se comportar em março e abril", estima.
"Voltando (as obras) em abril, a construção teria que trabalhar 24 horas. Teríamos água chegando em Jati provavelmente em outubro deste ano. Estamos terminando o primeiro trecho do Cinturão das Águas. Com isso, em mais 60 dias chegaria ao Castanhão. E teríamos a água até o fim do ano", projeta.
Orós e Castanhão
Para o governador, a maior preocupação é com o açude Castanhão, o maior reservatório do Ceará. Ele confirmou que o estado vai suspender a transferência de água do Orós para o Castanhão. "Vamos diminuir, inclusive, a quantidade de água do Castanhão que estamos lançando no próprio Rio Jaguaribe", explicou.
"Também estamos concluindo duas ações importantes na Taíba e no Cauípe, com mais uma bateria de poços pra que a gente possa reduzir a quantidade de água que venha do Castanhão para o Complexo Portuário do Pecém. Isso vai ajudar muito a preservar água, para deixar exclusivamente para o abastecimento humano de Fortaleza e região metropolitana".
Ainda conforme Camilo, depois que o Rio Maranguapinho transbordou, a gestão quer aproveitar a água, que já é utilizada para o abastecimento da cidade de Maranguape, para abastecer outras cidades da região metropolitana. "Estamos trabalhando várias ações na região metropolitana, mas o que nos dará segurança, caso haja algum problema maior durante a quadra invernosa esse ano, é a conclusão da transposição do Rio São Francisco", reforçou.
O chefe do executivo estadual disse ainda que, durante encontro em Brasília, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, "se comprometeu a ajudar". "Até porque o ministro Helder Barbalho, que é do PMDB, tem uma relação muito forte com ele. Tratamos desse assunto e de outros do interesse do Ceará, ele se comprometeu a ajudar a agilizar essas obras importantes para o estado", apontou Camilo.
0 comentários:
Postar um comentário