quinta-feira, 9 de março de 2017

Dezessete mulheres foram agredidas em Macapá no Dia da Mulher

Agressão, tábua de carne, vassoura, Oiapoque, Amapá (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Dia da Mulher registrou na delegacia quatro casos
de lesão corporal (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

O Dia Internacional da Mulher também foi marcado pelo desrespeito e pela violência contra elas em Macapá. Números da Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM) da capital apontam que na quarta-feira (8) foram registradas 17 ocorrências envolvendo ameaças, lesão corporal, injúria e descumprimento de medida.

Para a delegacia, o número de casos está na média em relação aos demais dias úteis, sendo a maior incidência de ocorrências durante o fim de semana. A DCCM não informou a quantidade de suspeitos presos após os registros.

Dos 17 casos, a maioria foi de ameaças, sendo 13. Os registros de ameaça também incluem outros delitos como injúria, difamação e perturbação do sossego. Os quatro casos restantes foram de lesões corporais. Nenhuma mulher foi morta na data.

Ainda de acordo com a DCCM, em um dos registros de ameaça o infrator descumpriu a uma ordem judicial de não se aproximar da ex-companheira e acabou sendo detido. Em relação ao horário, das 17 ocorrências, 12 aconteceram entre 12h e 23h59 do Dia da Mulher.

saiba mais

Números maiores
Apesar dos casos denunciados à polícia, em Macapá os registros de violência podem ser muito maiores, de acordo com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), que, ao longo de 2016, recebeu 2 mil ocorrências de violência física.

Segundo o centro, são mulheres em vulnerabilidade social que sofrem agressões diárias, em sua maioria em relacionamentos abusivos e dependentes financeiras dos companheiros.

Dados da rede de atendimento apontam que a maioria das agressões acontece no fim de semana, em períodos noturnos e, geralmente, os companheiros das vítimas estão sob a influência de bebidas alcoólicas.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário