sexta-feira, 31 de março de 2017

ONS diz que apura causas de apagão em Manaus e três cidades do interior

Operador Nacional diz ainda que 95% da carga foi restabelecida nesta após cerca de 4h nesta sexta-feira (31); Aulas foram canceladas e houve falta de água.

Além da capital do Amazonas, os municípios de Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo - todos na Região Metropolitana -, foram afetados.

De acordo com a ONS, às 5:24h (horário de Brasília) ocorreu o desligamento automático dos dois circuitos da linha de transmissão 500 kV Oriximiná-Silves, de propriedade da Manaus Transmissora de Energia, separando Manaus do Sistema Interligado Nacional.

"Houve interrupção total das cargas de Manaus, que totalizavam cerca de 1000 MW no momento da ocorrência. O tempo encontrava-se chuvoso, com descargas atmosféricas", informou.

Ainda de acordo ONS, às 6:07h foi iniciada a normalização das cargas - cerca de 30 MW - por meio de geração local.

"Às 8:00h já tinham sido recompostos cerca de 720 MW, o que representava aproximadamente 95% da carga no momento. Às 8:30h foi concluída a normalização das cargas", informou o operador.

O corte no fornecimento afetou ainda o trânsito em Manaus. Semáforos ficaram sem funcionar. O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans) deslocou agentes para os principais corredores viários.

O desligamento de dois circuitos causou também a interrupção no fornecimento de água para toda Manaus desde a madrugada. A concessionária de águas e esgoto, Manaus Ambiental, diz que 98% da população da capital foi afetada.

O gerente de distribuição de água da Manaus Ambiental, Felipe Poli, disse que a normalização total da distribuição de água deve ocorrer em 24h.

“A cidade inteira foi afetada porque, como parou a energia em toda Manaus, o sistema produtor foi desligado, pois precisamos de energia elétrica para bombear a área tudo foi afetado. A Amazonas Energia retornou para voltarmos com carga no sistema às 7h. Religamos o sistema e voltamos com 80% de carga na Ponta do Ismael. No decorrer do dia de hoje as partes mais baixas estarão normalizadas, mas a normalização geral vai ser só na madrugada de hoje para amanhã. O sistema é constante e precisa de água 24h para normalizar. A normalização se dará pela madrugada”, informou o gerente de distribuição de águas.

Ao todo, nove das 490 escolas da rede pública municipal de ensino de Manaus suspenderam aulas na manhã desta sexta-feira (31) por conta do apagão ocorrido na capital e em outros três municípios. Houve ainda corte no abastecimento de água.

A maioria das unidades educacionais que tiveram aulas suspensas fica na Zona Norte, seis delas. Uma escola da Zona Oeste e duas da Leste também tiveram alteração na rotina das aulas.

As atividades devem ser normalizadas nesta tarde em todas as escolas, segundo a pasta.

0 comentários:

Postar um comentário