terça-feira, 21 de março de 2017

Reunião em Uberaba aborta hospital regional, agricultura e turismo

Reunião Amvale Uberaba (Foto: Enerson Cleiton/Secom Prefeitura de Uberaba)Representantes de 27 cidades participaram do encontro (Foto: Enerson Cleiton/Secom Prefeitura de Uberaba)

Ficou decidido durante uma reunião nesta segunda-feira (20), em Uberaba, que os nomes dos membros que irão compor a Comissão de Abertura do hospital regional serão divulgados ainda esta semana. Outro tema debatido foi turismo e desenvolvimento agrário da região.

O evento contou com representante de pelo menos 27 municípios da região. Entre eles prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) e Consórcio Desenvolvimento do Vale do Rio Grande (Convale). O encontro foi presidido pelo prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, e da Planura, Paulo Roberto Barbosa. Ainda estiveram presente o secretário Estadual de Turismo, Gustavo Pessoa Arrais, de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, e a secretária de Saúde de Pirajuba, Elisa Vieira Campos Rodrigues.

Hospital regional
O prefeito de Uberaba e vice-presidente da Amvale, Paulo Piau, e o secretário de Saúde, Iraci Neto, fizeram um amplo relato sobre o hospital, desde o início de sua construção até, agora, quando se aproxima a entrega provisória das obras, prevista para o próximo dia 30. Todos os equipamentos e instrumentos já foram adquiridos e o caráter provisório deve-se ao fato de os mesmos já estar recebendo serviços de manutenção.

O hospital regional atenderá os 27 municípios da Região do Triângulo Sul, com uma população estimada em mais de 800 mil pessoas. Segundo Paulo Piau, uma reunião com todos os prefeitos deve acontecer nos próximos dias, como forma de fechar, em definitivo, a participação de cada município no custo operacional do Hospital.

Turismo e desenvolvimento agrário
Segundo o secretário Arrais, o turismo, hoje, é a solução para geração de emprego, renda, bons salários e receita. Ele ainda destacou a importância de se seguir um plano de diretrizes, metas e de ação, para obter os resultados positivos com a atividade.

Ainda de acordo com o secretário, o Estado está mais incisivo na divulgação das potencialidades, com destaque no “posicionamento de marca (turismo mineiro) junto às principais agências do País. A campanha chega com o slogan “Venha conhecer a sua história”, ao justificar que Minas Gerais responde por 60% da história do Brasil.

O presidente da Amvale disse que a região tem um potencial muito grande. Ao citar Uberaba, como exemplo, o prefeito Rui Ramos, enumerou Peirópolis, ABCZ com toda sua história, Chico Xavier, além de boas festas populares e a proximidade com a nascente do Rio São Francisco.

Já no desenvolvimento agrário, o secretário Professor Neivaldo destacou que além da regularização de terras devolutas que não é o caso de registros na região, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) estimula que a produção familiar seja comercializada com o maior valor agregado possível. Sendo, assim, fonte geradora de renda para os municípios.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário