Fenômeno ocorreu na manhã desta sexta-feira (31). Trombas d’água são mais comuns em áreas com domínio de clima tropical.
Quem passava pela orla de Macapá na manhã desta sexta-feira (31) foi supreendido por um fenômeno curioso. Uma tromba d'água se formou no rio Amazonas. O contator e servidor do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Gilbert Sampaio, de 37 anos, estava de carro quando flagrou o momento. Veja vídeo
"Eu estava dirigindo quando começou de longe e veio se aproximando muito rapido. Pensamos que ia se desfazer, foi quando saiu do rio e atravessou o asfalto. Chegou nas fiações da frente do Sesc Araxá e balancou todos os cabos a ponto de derrubar uma placa de restaurante. Até o orelhão ficou com o fone pindurado. E comecou a destelhar a guarita do Sesc", contou.
O Sesc Araxá confirmou que houve danos na estrutura do telhado do prédio e deve dar mais informações por meio de nota, ainda nesta sexta-feira.
A tromba d’água, que é um fenômeno climático semelhante a um tornado, surge por causa da instabilidade atmosférica, quando há a formação de nuvens acompanhadas de raios e trovões.
Essa não é a primeira vez que o fenômeno surpreende os amapaenses. De acordo com o meteorologista do Instituto de Pesquisa Científicas (Iepa), Jefferson Nunes, a formação de tromba d'água é considerada normal na região Norte do país. Para o fenômeno aparecer o vento deve ter velocidade mínina de 60 quilômetros por hora, o necessário para causar destruição.
"É comum encontrarmos esse fenômeno na Amazônia, que na verdade é um tornado. Chamamos de tromba d'água porque a superfície líquida se eleva e toca a nuvem", explicou o metereologista.
0 comentários:
Postar um comentário