Três pessoas feridas são da mesma família. Uma casa explodiu, uma teve a sala destruída e a terceira ficou com danos da estrutura.
Cinco pessoas, sendo três da mesma família, ficaram feridas depois que um botijão de gás explodiu na tarde deste sábado (29), na Rua Prosperidade, no bairro Compensa, na Zona Oeste de Manaus. Uma casa ficou completamente destruída e outras duas tiveram danos parciais. As vítimas foram levadas para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. Não há informação sobre o estado de saúde delas.
O dono da casa, Jorge Neri Menezes da Silva, ficou com a cabeça e braços quebrados, além das pernas queimadas. A esposa dele, Gilmara da Silva, de 25 anos, teve queimaduras por todo o corpo. O filho deles, um adolescente de 12 anos, também foi hospitalizado. Segundo testemunhas, o menino fez uma cirurgia para remoção do apêndice há 3 meses e, no momento da explosão, a cicatriz abriu e ele desmaiou. Ele foi levado para o Serviço de Pronto Atendimento Joventina Dias.
As outras duas pessoas feridas são uma mulher que passava pelo local - ainda não identificada-, e o vizinho da família, Werlison Silva Cruz, de 22 anos. Conforme a mãe do rapaz, ele trabalha em uma distribuidora de gás e foi chamado pelo dono da casa para verificar o botijão que soltava um forte cheiro de gás. Assim que ele chegou no local, a casa explodiu.
“Na hora que explodiu, a Gilmara pegou as duas crianças e jogou para fora de casa, por isso que eles não foram atingidos. O fogo foi todo em cima dela”, conta Marinete dos Santos, 36 anos, prima de Jorge.
A casa da família, um imóvel de construção mista, ficou completamente destruída. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) disse ao G1 que eles receberão auxílio aluguel.
Uma casa vizinha teve a sala destruída. "Eu estava em casa lavando a louça quando ouvi a explosão. Foi um barulho muito grande, tremeu tudo e desabou parte da minha casa, foi rápido", conta Antônia da Conceição Silva, de 48 anos. Ela conta ter ouvido duas explosões, na primeira destruiu tudo e a segunda só saiu fumaça.
Outra casa de madeira, situada atrás da que explodiu, teve a estrutura toda comprometida, e, segundo a Defesa Civil Municipal, terá de ser demolida porque ficou totalmente abalada. As famílias das casas que tiveram perda da estrutura e danos parciais vão receber benefícios sociais da Prefeitura.
No local, os vizinhos se mobilizaram para ajudar na remoção dos destroços e limpeza da área, além de dar assistência às famílias.
0 comentários:
Postar um comentário