sexta-feira, 14 de abril de 2017

Celebrações lembram crucificação e morte de Jesus na Sexta-feira Santa no AP

Via sacra, sermões e beijo da cruz estão entre os gestos de sexta-feira (14) dos católicos para lembrar momentos que antecederam e a morte de Jesus Cristo.

Uma das datas mais importantes do calendário católico acontece nesta sexta-feira (14), durante a Semana Santa, no AP (Foto: Gabriel Penha/Arquivo G1)Uma das datas mais importantes do calendário católico acontece nesta sexta-feira (14), durante a Semana Santa, no AP (Foto: Gabriel Penha/Arquivo G1)

Uma das datas mais importantes do calendário católico acontece nesta sexta-feira (14), durante a Semana Santa, no AP (Foto: Gabriel Penha/Arquivo G1)

Católicos do Amapá prepararam-se durante a semana para vivenciar um dos dias mais marcantes do calendário cristão, a Sexta-feira da Semana Santa (14). O único dia do ano sem celebração eucarística nas igrejas católicas terá procissões e reflexões sobre os momentos que antecederam e a hora da morte de Jesus Cristo.

Para o bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro José Conti, a semana santa é uma oportunidade de lembrar que Jesus Cristo foi enviado por Deus para mostrar às pessoas valores como solidariedade e perdão.

“Jesus não foi um poderoso que veio tomar o poder de alguém. Ele não está nem aí, deixa que o Satanás fique atrás desse poder. Jesus está atrás da pessoa humana para passar a mensagem de que Deus o ama apesar das doenças, das dificuldades, das dúvidas. Fazendo isso, ele propõe a fraternidade, a solidariedade, o perdão a reconciliação e aí vem a vida nova de Jesus”, comentou Conti.

Segundo a Diocese de Macapá, a celebração na Sexta-feira Santa acontece em todas as paróquias e igrejas do estado, cada uma com a própria programação, que envolve via-sacra, beijo da cruz e sermões para refletir sobre a semana santa.

“A páscoa é a festa maior da nossa fé. São Paulo disse que se Cristo não tivesse ressuscitado, vazia seria a nossa fé. Isso é fundamental. Acreditar na ressurreição significa acreditar que Deus interveio na história humana, é o sinal de que deve ser o cristão, que se coloca a serviço dos outros, no caminho da verdade e da vida, do amor que vence a morte”, finalizou o bispo.

Os fiéis também são convidados à confissão dos pecados neste período da Semana Santa. O rito acontece antes das celebrações.

Sexta-feira Santa é data para lembrar morte de Jesus Cristo (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)Sexta-feira Santa é data para lembrar morte de Jesus Cristo (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Sexta-feira Santa é data para lembrar morte de Jesus Cristo (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Programação

Em todas as igrejas, a celebração da Paixão do Senhor será às 15h. Quanto aos horários das procissões e reflexões, cada paróquia tem um horário.

Na paróquia São José, no Centro de Macapá, a via-sacra acontece às 8h. Na Jesus Bom Samaritano, no bairro Zerão, na Zona Sul, a via sacra acontece após a celebração da paixão, às 15h.

A via sacra na paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na Zona Norte, acontece entre 6h30 e 8h em cada igreja. Nos bairros Trem e Santa Inês, na paróquia N.S. da Conceição, a via sacra começa às 6h30 na matriz e encerra na Igreja São Pedro.

No santuário N.S. de Fátima a programação de via sacra será após a celebração das 15h. Enquanto que na paróquia São Pedro, a via sacra acontece às 15h e em seguida a liturgia da palavra.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

saiba mais

Odebrecht orientou executivo a ir para o exterior devido à Lava Jato

Hilberto Mascarenhas era responsável pelo 'setor de propinas'.

Odebrecht pediu a Pastor Everaldo para ajudar Aécio em debate

Objetivo era ajudar tucano a chegar ao 2º turno, diz delator.

Delator diz que Paes sabia de caixa 2, mas 'nunca pediu' favor

Delator falou em vídeo sobre repasse de R$ 15 milhões.

AO VIVO: rodovias que ligam SP ao litoral fluem sem filas

Acidente envolvendo carretas causa lentidão no km 50 da Régis.

AO VIVO: Rio-Niterói tem trânsito tranquilo nos dois sentidos

Motorista que segue à Região Serrana pela Rio-Juiz de Fora também encontra tráfego livre.

0 comentários:

Postar um comentário