domingo, 30 de abril de 2017

Concurso quer transformar olhar afetivo sobre Juiz de Fora em cartões postais

Projeto #JFpramim vai escolher 10 imagens, que serão impressas e distribuídas. Inscrições vão até o dia 3 de maio; resultado será divulgado no aniversário da cidade.

O projeto "#JFpramim" realiza mais uma ação de homenagem à Juiz de Fora. Até o dia 3 de maio, as pessoas podem inscrever até quatro fotos da cidade, que podem virar cartões postais.

Para participar, é preciso ter pelo menos 18 anos e atender aos critérios exigidos de tamanho e formato da foto. Os detalhes estão no edital do concurso.

Um júri formado por dez fotógrafos e pesquisadores vai selecionar as dez imagens que serão transformadas em postais. O resultado será divulgado em 9 de maio, para que a coleção seja lançada em 31 do mesmo mês, quando é comemorado o aniversário de 167 anos da cidade.

"Queremos incentivar que as pessoas mostrem a Juiz de Fora de cada um. Não significa o mesmo olhar para um local conhecido. Um detalhe importante, um registro afetivo de um local que é especial para ela e que também pode se tornar atrativo para todos e fazer parte das memórias de cada um", destacou o idealizador e coordenador do projeto, Lucas Gamonal.

A coleção de postais #JFpramim é patrocinada pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Juiz de Fora e pretende criar um registro histórico da imagem da cidade entre 2015 e 2017.

"As pessoas não devem pensar que apenas uma superfoto do Parque Halfeld vai ser escolhida, ou que a foto não é legal o suficiente ou que o local que apresentaram não é interessante. Seja profissional ou amador, queremos que elas enviem seus registros. E que descubram detalhes de lugares emblemáticos e bonitos, aquele olhar em que nunca pensou antes, queremos diversidade", destacou Gamonal.

A coleção terá mil exemplares de cada uma das dez fotos selecionadas, totalizando 10 mil postais. E quem quiser completar, terá que passear pela cidade. "Os postais serão distribuídos gratuitamente, como forma de fomentar a visitação destes espaços e equipamentos culturais do município. Para completar a coleção, a pessoa terá que visitar vários deles", explicou.

O projeto cultural colaborativo #JFpramim começou em 2015, com a proposta de homenagear o aniversário de 165 anos de Juiz de Fora através das redes sociais e do site do projeto, com o compartilhamento de imagens e textos sobre a cidade.

No mesmo ano, foram realizadas intervenções urbanas e uma exposição coletiva com mais de 200 fotografias, no festival JF Foto 15, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas. Houve, ainda, alimentação das redes sociais do projeto até junho de 2016.

"As ações até agora tiveram retorno positivo. As pessoas se sentiram incentivadas a postar fotos com a hastag, tanto que era para durar até o aniversário de Juiz de Fora, em 2015, e rendeu muito mais, ao ponto de prorrogarmos até meados de 2016. As fotos expostas em frente ao Cine-Theatro Central fez com que o público atentasse para detalhes que não haviam percebido. E depois eles puderam levar as imagens de que mais gostaram. Somamos mais de 3 mil ocorrências e publicações em diversas redes sociais. A gente está criando novos produtos e desdobramentos da ideia inicial atendendo a pedidos para manter o projeto vivo e não parar", afirmou.

0 comentários:

Postar um comentário