sexta-feira, 14 de abril de 2017

Jovem se abstém de uma refeição por dia durante a quaresma em Rondônia

Prática é realizada pela jovem desde os 14 anos. Renata diz que chocolate, carne vermelha e redes sociais já fizeram parte de seu jejum.

Para purificar e renovar a espiritualidade durante a quaresma de 2017, a estudante Renata Prado, de 20 anos, diminuiu boa parte da quantidade de todas as refeições e se absteve de uma refeição completa do dia como forma de jejum. Para a jovem, a quaresma significa tempo de recolhimento direcionado principalmente pela oração, caridade e jejum.

Itens como chocolate, carne vermelha e redes sociais já fizeram parte de jejuns em quaresma dos anos anteriores. “Nos outros anos, eu já larguei chocolate, carne vermelha e facebook, inclusive, depois eu nem voltei mais a usá-lo, não me faz falta”, contou.

A prática do jejum é realizada pela jovem desde os 14 anos, quando ela decidiu seguir os costumes da Igreja Católica firmemente. Hoje, ela participa de uma pastoral em Porto Velho.

“O principal motivo da abstinência é você realmente sofrer com Jesus, poder estar com ele nos momentos e também é um momento de deserto, de você se recolher, de se retirar em oração espiritualmente e de você realmente fazer essa abstinência”, declara.

A jovem também conta que um jejum especial é feito na Sexta-feira Santa, dia em que é celebrado e considerado pelos católicos a morte de Jesus. Parte da família de Renata é católica e a maioria também faz o jejum nesses quarenta dias, "mas cada um faz um jejum diferente de acordo com o que acha que tem que jejuar", explica.

“O jejum é muito pessoal, é muito você e Deus. Ninguém sabe pelo que você está jejuando e ninguém sabe com qual é o objetivo que você está jejuando. A pessoa faz o jejum e só ela e Deus sabe o motivo”, esclarece.

A jovem ainda explica que a quaresma também é um tempo de reflexão pessoal. “É uma forma de estarmos ali junto com Jesus nesses quarenta dias de deserto. É um momento de conseguir olhar para nós mesmos e ver realmente quem a gente é. Olhando as nossas misérias, nossos pecados, e trabalhando nesses quarentas dias para a gente ser uma pessoa melhor durante todo o ano”, relata Renata.

0 comentários:

Postar um comentário