sábado, 1 de abril de 2017

MP-AM fará raio-X nas unidades do sistema de segurança pública em Manaus

Inspeções serão realizadas nas delegacias da Polícia Civil e nas unidades da PM. Promotores avaliarão equipamentos e condições nas unidades.

As unidades das Polícias Civil e Militar em Manaus, além das unidades especializadas e institutos de polícia técnico científico, serão alvos de inspeções do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), a partir do dia 3 de abril. A situação do sistema de segurança pública será avaliada pelos promotores.

As inspeções serão feitas pelas 60ª e 61ª Promotorias de Justiça Especializadas no Controle Externo da Atividade Policial (Proceap). O período de visitas seguirá até o dia 17 de maio. O calendário é elaborado a partir da resolução Nº. 20/2007, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Durante as inspeções, serão verificados itens como armamento, prazo de validade de equipamentos de segurança, coletes balísticos, e até mesmo as armas não letais. Alimentação dos policiais, fardamento e efetivo também são avaliados pelos promotores de Justiça.

De acordo com a promotora de Justiça Cley Barbosa Martins, titular da 60ª Proceap, as inspeções mostrarão a atual situação do sistema de segurança. “Nós faremos um raio-X de como está o sistema de segurança e verificamos preventivamente quais as necessidades, como estão as condições de trabalho, daí demandam as nossas recomendações ao sistema, que vão para o Delegado-Geral, o Comandante Geral da PM e o Secretário de Segurança Pública”, explicou.

O relatório das visitas será enviado à avaliação da Corregedoria-Geral da respectiva unidade do Ministério Público, mediante sistema informatizado disponível no sítio do CNMP, até o dia 5 de junho com todas as constatações e ocorrências, bem como eventuais deficiências, irregularidades ou ilegalidades e as medidas requisitadas para saná-las.

0 comentários:

Postar um comentário