quarta-feira, 31 de maio de 2017

Equipe do Programa de Agravos e Roedores intensifica ações em bairros de Uberlândia

Objetivo é combater roedores transmissores de doenças. Ação da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) terminou no Bairro Brasil e será realizada no Bairro Tibery.

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) intensificou o combate a roedores transmissores de doenças em Uberlândia. Neste mês, os agentes do Programa de Agravos e Roedores finalizaram os trabalhos no Bairro Brasil e começam as atividades no Bairro Tibery ainda nesta semana.

A equipe realiza um trabalho em duas frentes. A primeira é de ação direta, colocando veneno e iscas dentro das tocas dos roedores e nas bocas de lobo pelos bairros da cidade. A segunda é de conscientização da população. Por isso, a equipe que faz parte do programa visitou o Emei Profª. Carmelita Vieira dos Santos e a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do Tibery para orientar sobre o trabalho realizado no bairro e as doenças que são transmitidas pelos roedores.

Para que o trabalho seja efetivo, é muito importante a ajuda da população, ressaltou Juliana Junqueira, coordenadora do Programa de Agravos e Roedores da UVZ. Ela disse que algumas atitudes simples podem impedir a invasão de roedores. “Manter portas fechadas, tampar frestas e colocar telas em ralos são algumas das ações que mantêm estes animais afastados do ambiente doméstico. Também é preciso deixar a casa sempre limpa, pacotes e potes de alimentos bem fechados. As vasilhas de ração para alimentação de cães, pássaros e gatos devem estar higienizadas e lacradas após às 18h, já que os roedores têm hábitos noturnos. Os sacos de lixo também devem ficar bem fechados”, explicou Juliana Junqueira.

As queimadas urbanas também fazem com que os roedores busquem abrigo seguro longe das chamas. “Se o morador detectar a presença de roedores em casa ou em terrenos por meio dos vestígios, como barulhos estranhos, artefatos roídos ou excrementos, pode ligar na unidade, que a equipe da UVZ vai até o local”, acrescento. O telefone da UVZ é (34) 3213-1470.

0 comentários:

Postar um comentário