quarta-feira, 24 de maio de 2017

Grupo de crianças é o único que ainda não chegou à meta de vacinação contra a gripe em Macapá

Capital imunizou 98,54% da expectativa do grupo prioritário, diz coordenação. Ministério da Saúde informou que o Amapá teve maior cobertura vacinal do país.

Na última semana da Campanha de Vacinação contra a Gripe, Macapá ainda não atingiu a meta de imunização de crianças de seis meses a cinco anos. Da expectativa de 38.540 doses, foram registradas 34.833 até terça-feira (3), segundo a coordenação da campanha.

A capital contabilizou um total de 98,54% da cobertura vacinal do grupo prioritário, que inclui profissionais da saúde, gestantes, crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos, indígenas, portadores de doenças crônicas, professores em sala de aula das redes pública e privada, trabalhadores do sistema prisional e população privada de liberdade.

De acordo com Coordenação Municipal de Imunização de Macapá, a vacina contra a influenza é trivalente, não contém vírus vivos e não causa a doença, sendo contraindicada somente para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores.

Iniciada no dia 17 de abril, a campanha segue até sexta-feira (26) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 16 municípios do Amapá. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) informou que foram distribuídas mais de 170 mil doses.

Segundo a coordenadora estadual de imunização, Andrea Marvão, o Ministério da Saúde (MS) informou que o Amapá teve a maior cobertura vacinal do país, com 82% da meta alcançada. Ela destaca que sete municípios atingiram mais de 90% da expectativa e que as cidades que mais apresentaram dificuldades foram Oiapoque e Pedra Branca do Amapari.

“O resultado é devido a um planejamento que realizamos desde o início da data estabelecida. Reunimos com os coordenadores dos municípios para orientar como em cada campanha deveria ser desenvolvida. Outro ponto positivo foram os envios das vacinas no tempo oportuno, com antecedência, assim evitou tumulto durante a campanha”, disse.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário