Prazo para regularização encerra nesta terça-feira (2). Cidadão com ausências e multas nos três últimos pleitos pode ter documento cancelado.
Macapaenses que estão com pendências na Justiça Eleitoral têm até esta terça-feira (2) para se regularizar sob pena de terem o título cancelado. Na capital, são 5.366 pessoas que não votaram em três eleições seguidas, não justificaram ausência e nem pagaram multa.
Os dados deixam Macapá na terceira posição entre as cidades do Norte do país com maior quantidade de eleitores pendentes, estando atrás de Belém, com 16.195, e Porto Velho, com 8.547. Os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram divulgados pela Rede Amazônica no Amapá.
Para se regularizar, o cidadão deve procurar na capital a Casa da Cidadania, que funcionará nesta terça-feira (2), de 8h às 14h. O eleitor pode consultar sua situação eleitoral no site do TSE, além disso, o órgão divulgou a lista de votantes faltosos em três pleitos seguidos.
Para fazer a regularização, o eleitor deverá procurar a Casa da Cidadania e apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa.
Se o eleitor deixar de comparecer a dois turnos de uma mesma eleição, por exemplo, ele soma duas ausências. Isso porque a legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento de título.
O cancelamento automático do título de eleitor ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017, e, sem o documento, o cidadão fica impedido de obter passaporte, inscrever-se em concurso público, assumir cargo ou função pública, obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais e até mesmo receber salário (em caso de servidor público), entre outros impedimentos.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário