Ações preveem maior inclusão e assistência aos portadores de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Assinatura de decretos aconteceu nesta quarta-feira (3).
Pai do pequeno Eduardo Costa, de 8 anos, o técnico em enfermagem Adevaldo Costa comemorou nesta quarta-feira (3) a apresentação de leis e decretos do governo estadual que vão facilitar a inclusão e o convívio dele e dos cerca de 28 mil portadores de autismo no Amapá.
Ele destaca que a partir dos benefícios, cada vez mais o filho poderá se sentir integrado à sociedade. Entre as ações, estão a meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além da aplicação da prioridade para portadores de autismo em estabelecimentos comerciais.
"A questão maior é o respeito. Quando se fala em leis para autistas tem que se respeitar. A lei federal considera os portadores de autismo como deficientes. Espero que a sociedade tenha outra visão sobre a criança, jovem e o adulto com autismo", contou Adevaldo.
A apresentação do "Pacote de Ações de Inclusão e Proteção às Pessoas com Transtorno de Espectro de Autismo (TEA)" aconteceu na tarde desta quarta-feira (3) no Palácio do Setentrião, em Macapá. O evento marcou o fim da "Mundo Azul", a campanha estadual deinclusão.
Entre as medidas, foi sancionada pelo governador Waldez Góes, a lei que torna obrigatória a aplicação do símbolo mundial do autismo em placas de atendimento prioritário em estabelecimentos comerciais, semelhantes a outros grupos, como idosos e deficientes físicos.
"São várias ações para que pessoas autistas sejam verdadeiramente incluídas na sociedade, porque até então pouco era difundido, pouco era divulgado, e hoje queremos isso, dar visibilidade e respeito", comentou a deputada estadual Marília Góes, autora da lei.
Durante a cerimônia, o governador assinou um decreto que criou um Grupo de Trabalho Intersetorial para a criação do fluxo estadual de atenção à pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, além das famílias.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário