quarta-feira, 3 de maio de 2017

Prefeitura de Formiga inicia campanha de prevenção contra escorpiões

Relatos sobre aparecimento do aracnídeo na cidade e na zona rural motivam ações em postos de saúde. Secretaria diz que nenhum caso de picada em ser humano foi registrado em 2017; veja dicas.

Escorpião amarelo é tipo mais comum do aracnídeo: picada pode matar (Foto: Prefeitura de Formiga/Divulgação)Escorpião amarelo é tipo mais comum do aracnídeo: picada pode matar (Foto: Prefeitura de Formiga/Divulgação)

Escorpião amarelo é tipo mais comum do aracnídeo: picada pode matar (Foto: Prefeitura de Formiga/Divulgação)

Relatos recentes feitos à Prefeitura de Formiga sobre aparecimentos de escorpiões em algumas regiões colocaram a cidade em situação de alerta. Apesar de ainda não ter havido registro de pessoa picada pelo aracnídeo neste ano no município, a Secretaria de Saúde informou nesta terça-feira (2) que começou uma campanha nos postos de saúde com o objetivo de informar a população sobre os cuidados necessários.

Segundo a pasta, os relatos feitos até agora narram o aparecimento de escorpiões em bairros, povoados e na região de Furnas. "Por causa disso, expandimos a campanha também para os Programas de Saúde da Família (PSFs) com a capacitação de agentes comunitários de saúde e a produção de uma cartilha com informações importantes", informou.

Walter José Gonçalves, referência técnica em vigilância ambiental do Ministério da Saúde, coordena o trabalho educativo. Ele afirma que os moradores precisam se unir no combate aos escorpiões.

“O apoio e a participação da população são de extrema importância. A conscientização e a educação são a melhor forma de se evitar ser picado por esse aracnídeo”, comentou.

O que fazer

Quem encontrar escorpiões ou souber de locais que favoreçam a proliferação do animal precisa informar os casos à Secretaria de Saúde, que tomará as medidas necessárias. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

Ainda segundo Walter José Gonçalves, escorpiões têm hábitos noturnos e vivem em locais propícios ao surgimento de insetos – principalmente baratas, principais presas.

"Esses aracnídeos são encontrados em lugares escuros e úmidos, como frestas, fendas, atrás de móveis, calçados, roupas, panos, redes de esgoto, fossas, entulhos e outros", explicou.

O controle pode ser feito por meio de inseticidas ou outros agentes químicos. Mas Walter alerta que é bastante difícil. "Para evitar a proliferação do escorpião, a melhor forma é mesmo combater os insetos, principalmente a barata", reforçou.

A Secretaria de Saúde não informou o total de pessoas picadas por escorpiões na cidade em 2016, mas afirmou que até o momento ninguém foi picado em 2017 no município. "Em caso de acidente, uma unidade de saúde deve ser procurada o mais rápido. Se possível, alguém deve capturar o animal com cuidado e levá-lo para identificação em um recipiente seguro. Escorpiões não são agressivos e causam acidentes apenas quando tocados ou comprimidos contra o corpo", acrescentou.

Principais formas de evitar acidentes com escorpiões

  • Verificar calçados e roupas antes de vestí-los.
  • Não remover madeiras e entulhos com as mãos desprotegidas.
  • Conservar camas e berços afastados das paredes.
  • Evitar que roupas de cama toquem o chão.
  • Colocar o lixo em sacos plásticos fechados a fim de evitar o aparecimento de baratas e outros insetos.
  • Manter limpos quintais e jardins.
  • Limpar periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura.
  • Não acumular lenha e outros materiais que possam servir de abrigo para os escorpiões.

saiba mais

MAIS DO G1

image

8 ministros entendem que basta o STJ aceitar denúncia para que governador vire réu.

Foto: (Reprodução/TV Justiça)

Direto do plenáriohá 36 minutos

ASSISTA: ministros do STF discutem caso Pimentel

Tribunal também deve decidir se aceitação de denúncia causa afastamento do governador.

Foto: (Antonio Augusto/Câmara dos Deputados)

Arthur Maia (PPS-BA) havia cedido a grupo após protestos, mas voltou atrás.

Foto: (Rodolfo Buhrer/Reuters )

Saída ocorre no dia seguinte à soltura de Dirceu.

Foto: (Carlos Humberto/SCO/STF e Fellipe Sampaio/SCO/STF)

Para ministros, operação é 'realidade irreversível'.

Foto: (Reprodução)

Ação pede ressarcimento aos cofres públicos.

0 comentários:

Postar um comentário