Macapá lidera o ranking com mais de 5 mil faltosos que não justificaram a ausência. Prazo de regularização foi até terça-feira (2).
Quem deixou de votar nas três últimas eleições e não justificou a ausência até terça-feira (2) na Justiça Eleitoral terá o título de eleitor bloqueado entre 17 e 19 de maio. No Amapá, 7.762 eleitores estão nessa situação, segundo levantamento do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP).
Macapá lidera o ranking, com 5.184 irregulares. Oiapoque teve o segundo maior registro de faltosos que deixaram de se regularizar, sendo 872 eleitores, seguido pelo município de Santana, com 603 registros.
O levantamento apontou que 573 eleitores que estavam em situação de pendência se regularizaram, sendo 305 na capital.
O cidadão que ficar com o título cancelado não poderá votar, e vai perder alguns direitos, como o de obter passaporte, inscrever-se em concursos públicos, matricular-se em instituições públicas de ensino e obter empréstimos junto a instituições públicas.
Para a regularização, o eleitor deverá comparecer ao cartório eleitoral, entre o horário de 8h e 14h, em posse de documento oficial de identificação com foto, e solicitar nosso título. O TRE destaca que é importante lembrar que cada pleito é considerado uma eleição.
O eleitor pode verificar a sua situação perante a Justiça Eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário