segunda-feira, 29 de maio de 2017

Registros de furtos e roubos aumentam em Juiz de Fora em 2017

Dados da Sesp mostram crescimento entre janeiro e abril de 2017, em relação ao mesmo período do ano anterior. Polícia Civil disse que realiza trabalhos preventivos; PM foi procurada, mas não comentou levantamento.

Loja é furtada no Centro de Juiz de Fora (Foto: Reprodução/TV Integração)Loja é furtada no Centro de Juiz de Fora (Foto: Reprodução/TV Integração)

Loja é furtada no Centro de Juiz de Fora (Foto: Reprodução/TV Integração)

Os números de roubos e furtos consumados aumentaram em Juiz de Fora entre janeiro e abril de 2017, se comparado com o mesmo período de 2016. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), os furtos cresceram cerca de 13% e os roubos, 7%.

Segundo a delegada regional de Polícia Civil na cidade, Patrícia Ribeiro, os roubos a transeuntes foram os que mais impulsionaram o aumento. “O crescimento não ocorreu em estabelecimentos comerciais e residências e, sim, a transeuntes, que andam cada vez mais desatentos”, explicou.

O G1 tentou, desde a última quinta-feira (25), ouvir um representante da Polícia Militar na cidade. Uma entrevista chegou a ser agendada com o assessor de comunicação da instituição, mas as ligações não foram atendidas na sexta-feira (26) nem nesta segunda-feira (29).

Delegada Patrícia Ribeiro avaliou os dados atualizados da Sesp (Foto: Reprodução / TV Integração)Delegada Patrícia Ribeiro avaliou os dados atualizados da Sesp (Foto: Reprodução / TV Integração)

Delegada Patrícia Ribeiro avaliou os dados atualizados da Sesp (Foto: Reprodução / TV Integração)

Os dados de Juiz de Fora contrariam a tendência do estado de Minas Gerais, que apresentou uma diminuição 4,6% no número de crimes desta natureza nos quatro primeiros meses deste ano em comparação com 2016. A variação no estado no mês de abril atingiu o melhor percentual dos últimos 64 meses.

“Se tomarmos para comparação os últimos quatro meses de 2016, Juiz de Fora apresenta uma redução considerável no número de roubos, apesar dos registros serem superiores ao do início do ano passado, isto porque nossas ações de prevenção têm funcionado com eficiência”, destacou a delegada.

Furtos em farmácia de Juiz de Fora (Foto: Reprodução/TV Integração)Furtos em farmácia de Juiz de Fora (Foto: Reprodução/TV Integração)

Furtos em farmácia de Juiz de Fora (Foto: Reprodução/TV Integração)

Em relação ao número de roubos consumados, os dados da Sesp indicam 679 registros até abril de 2017, uma média de 5,6 por dia. O levantamento aponta um crescimento de 7% nos crimes desta natureza, tendo em vista que no ano passado foram 632 ocorrências.

Até abril deste ano foram registrados 2.848 furtos consumados na cidade, o que corresponde a uma média de 23,7 ocorrências por dia. No mesmo período, em 2016, haviam sido feitos 2.507 registros.

“As polícias realizam trabalhos preventivos, com mapeamento de áreas e de autores, que são contumazes. Tentamos assim realizar operações para mantê-los fora das ruas”, revelou Ribeiro.

A delegada lembrou ainda que é muito importante que as pessoas tomem medidas de segurança, como evitar andar digitando em celulares ou mantê-los no bolso de trás, evitar locais escuros, manter a bolsa na frente do corpo e dirigir com os vidros fechados.

Página aponta locais perigosos e ironiza roubos em Juiz de Fora (Foto: Reprodução/Facebook)Página aponta locais perigosos e ironiza roubos em Juiz de Fora (Foto: Reprodução/Facebook)

Página aponta locais perigosos e ironiza roubos em Juiz de Fora (Foto: Reprodução/Facebook)

Homicídios, tentativas e lesão corporal

Os dados da Sesp apontam diminuição no número de registros de lesão corporal e de tentativas de homicídios em Juiz de Fora. Até abril de 2017, foram registradas 894 ocorrências de lesão corporal, número inferior ao mesmo período do ano passado, quando foram 948. As tentativas de homicídio também caíram, passando de 79 para 63.

O número de homicídios consumados, no entanto, subiu de 44 para 45. A cidade é a que apresenta maior número de assassinatos na Zona da Mata, seguida por Muriaé, com oito, e Ubá, com seis - ambas consideravelmente menores que Juiz de Fora.

saiba mais

MAIS DO G1

Foto: (Reprodução/RBS TV)

Ele deixou para decidir amanhã se aceita assumir a pasta da Transparência.

ANDREIA SADI: Temer encontra Fernando Henrique em SP

Presidente interino do PSDB, Tasso Jereissati, também participa.

image

Alunos com dificuldades de acesso devem alterar a senha no site do Inep.

Foto: (Reprodução)

Secretaria e advogado de Andrea Neves negam tratamento diferenciado.

Cunha recebeu 28 advogados diferentes na cadeia desde janeiro

Nº está bem acima dos demais presos na Lava Jato.

0 comentários:

Postar um comentário