Estado é líder na produção nacional de peixe em água doce desde 2014. Cinco municípios de Rondônia estão entre os 10 maiores produtores do país.
Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) a produção de peixes nativos em Rondônia deve atingir a marca de 100 mil toneladas em 2017. O estado é líder nacional na produção de peixes em água doce desde 2014 e possui cinco municípios entre os 10 maiores produtores do Brasil.
A Emater montou o estande ‘Caminho do Peixe’ durante a 6ª Rondônia Rural Show, para contar a história da piscicultura no estado, além de técnicas de manejo e nutrição dos animais. Segundo a engenheira de pesca da Emater, Maria Mirtes Pinheiro, o estado é o líder na produção de peixes de água doce desde 2014.
“Nós lideramos o ranking de produção de peixes nativos de água doce desde 2014, e nosso carro chefe é o tambaqui. Em 2015 produzimos 84 mil toneladas, em 2016 a expectativa foi de 90 mil e a projeção para este ano é atingir a marca de 100 mil toneladas”, comenta a engenheira.
Ariquemes, Cujubim, Mirante da Serra, Urupá e a capital Porto Velho estão entres os 10 maiores produtores de peixe do país. Segundo Maria Mirtes, a piscicultura cresce, em média, 20% ao ano.
“O carro forte de Rondônia ainda é o gado, com um dos maiores rebanhos de bovinos do país. Mas a produção de peixe vem crescendo no estado, são mais de 4 mil piscicultores cadastrados, acredito que a produção de peixe ocupe a terceira colocação na economia de Rondônia”, afirma.
0 comentários:
Postar um comentário