sexta-feira, 30 de junho de 2017

Clínica de nefrologia em Santana pretende desafogar atendimentos na rede pública

Espaço entregue nesta sexta-feira (30) vai atender pacientes de Santana e cidades do Sul do estado. Objetivo é reduzir demanda do único local disponível para hemodiálise no Amapá.

Local oferece 14 novas máquinas de hemodiálise aos pacientes (Foto: John Pacheco/G1)Local oferece 14 novas máquinas de hemodiálise aos pacientes (Foto: John Pacheco/G1)

Local oferece 14 novas máquinas de hemodiálise aos pacientes (Foto: John Pacheco/G1)

Foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (30), após três anos em obras, a clínica de nefrologia do município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá. Batizada de Clínica da Vida "Lourival Duarte Brandão", o local oferece 14 novas máquinas para hemodiálise, procedimento que consiste na filtração artificial do sangue, necessária para pacientes crônicos renais.

A clínica começará a atender gratuitamente a partir de terça-feira (4) e vai desafogar o fluxo de pacientes que estavam centralizados no Hospital das Clínicas Alberto Lima, em Macapá, único local no estado que oferecia o serviço. Devido ao grande número de pacientes vindos de todo o estado, as hemodiálises aconteciam até durante a madrugada.

Gastão Calandrini, secretário de Saúde do Amapá (Foto: John Pacheco/G1)Gastão Calandrini, secretário de Saúde do Amapá (Foto: John Pacheco/G1)

Gastão Calandrini, secretário de Saúde do Amapá (Foto: John Pacheco/G1)

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Gastão Calandrini, explicou que a clínica vai atender os pacientes de Santana, além dos vindos de Mazagão e outras cidades do Sul do Amapá. Além das máquinas, a estrutura tem consultórios e posto de enfermagem.

"Vai com certeza desafogar o único centro de nefrologia que é o do estado. Vamos terminar com o 'quarto turno' onde as pessoas saem uma, duas da manhã, por causa do congestionamento no atendimento. Será uma forma mais humanizada e confortável", contou Calandrini.

A Clínica da Vida foi batizada com o nome do paciente renal crônico Lourival Duarte Brandão, morador de Santana, que morreu aos 61 anos em complicações da doença. A família dele esteve no local e foi homenageada, assim como outros pacientes.

Clínica vai receber até 50 pacientes até o fim de julho (Foto: John Pacheco/G1)Clínica vai receber até 50 pacientes até o fim de julho (Foto: John Pacheco/G1)

Clínica vai receber até 50 pacientes até o fim de julho (Foto: John Pacheco/G1)

A Sesa detalhou que inicialmente serão recebidos 24 renais crônicos às terças, quintas e sábados, sendo que haverá ampliação para 50 pacientes até o fim de julho. O governador do Amapá, Waldez Góes, destacou durante discurso que a inauguração da clínica antecede a entrega de outras obras na saúde ainda, como a UPA da Zona Sul de Macapá.

"Equipamentos modernos e equipes altamente preparadas para atender todos aqueles que precisarem de fazer hemodiálise na nefrologia de Santana. Essa é apenas uma conquista, que mesmo diante da crise, dos desafios, não deixamos de investir naquilo necesário para ampliar os serviços de saúde", completou o chefe do Executivo.

Entrega aconteceu na tarde desta sexta-feira (30) em Santana (Foto: John Pacheco/G1)Entrega aconteceu na tarde desta sexta-feira (30) em Santana (Foto: John Pacheco/G1)

Entrega aconteceu na tarde desta sexta-feira (30) em Santana (Foto: John Pacheco/G1)

Durante a cerimônia de inauguração, o Ministério Público Federal no Amapá (MPF-AP) reforçou que foi agente fiscalizador para garantir a conclusão da obra. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado em 2014 para ampliar o serviço de nefrologia no estado.

"O termo obrigou a União e o estado a oferecerem esse centro de nefrologia. É importante afirmar que isso não é um ponto de chegada e que sejam garantidos os recursos para que essa obra possa tirar o excesso de trabalho em Macapá e nos outros serviços de saúde", argumentou Antônio Diniz, titular da Procuradoria Geral dos Direitos do Cidadão (PRDC).

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Temer diz que 'alguns' querem parar o país, mas 'não conseguirão'

Nesta semana, presidente foi denunciado pela PGR por corrupção passiva.

Ministro do STF diz que Aécio tem carreira 'elogiável' ao liberar volta ao Senado

'Sempre acreditei na Justiça', disse tucano ao comentar decisão.

image

Ele cumpre prisão domiciliar há uma semana.

0 comentários:

Postar um comentário