'Biciclotrem' de Cataguases foi classificado em premiação de projetos sustentáveis (Foto: Biciclotrem Cataguases/Divulgação)
A tecnologia social intitulada de “Biciclotrem” da cidade mineira de Cataguases foi classificada para o Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil. O concurso tem o objetivo de levantar projetos sustentáveis que possam ser reaplicados em diversas comunidades.
O “Biciclotrem” foi tema de uma reportagem do MGTV em 2015 (veja abaixo) e o projeto segue sendo realizado e ampliado, com perspectiva de expansão para outros municípios.

'Biciclotrem' toma lugar de trem de carga em Cataguases
“O projeto tem uma aceitação muito grande por parte da população e é um importante incentivo também ao turismo, pois mantém viva a história e possibilita a ressignificação do uso da ferrovia”, destacou o presidente da ONG Pacto Ambiental, Fábio Caetano, um dos criadores do projeto.
A tecnologia foi uma das 173 selecionadas de um total de 735 inscritos. A próxima etapa do concurso está prevista para 15 de agosto, com a divulgação dos projetos finalistas. Já as propostas vencedoras serão anunciadas na cerimônia de premiação, em novembro.
Neste ano, a Fundação BB irá premiar com R$ 50 mil cada uma das seis iniciativas vencedoras nas categorias nacionais, além da entrega de um troféu e a produção de um vídeo retratando as iniciativas das 21 instituições finalistas nacionais e das três finalistas internacionais.
Biciclotrem pode levar até seis pessoas pela linha férrea (Foto: Biciclotrem Cataguases/Divulgação)
Independentemente da premiação, a iniciativa do “Biciclotrem” segue em atividade em Cataguases. O veículo pode carregar até seis pessoas para trafegarem por aproximadamente dois quilômetros de linha férrea.
“Atualmente o local onde são realizados os passeios é próximo à área de proteção ambiental da Serra da Neblina. Além da preocupação em contar a história da linha férrea também oferece uma opção para o ecoturismo”, completou Caetano.
Veículo utiliza linha férrea e serve de opção para o ecoturismo (Foto: Biciclotrem Cataguases/Divulgação)
0 comentários:
Postar um comentário