
Feijão tropeiro: aprenda receita que combina com vários pratos da culinária nordestina
Prato típico da culinária mineira e paulista, o feijão tropeiro também caiu no gosto do cearense. Na receita original, o prato é composto de feijão misturado à farinha de mandioca, torresmo, linguiça, ovos, alho, cebola e outros temperos. Aqui, além da substituição do torresmo pela carne de sol, também substituímos o feijão fradinho pelo feijão verde.
Quem ensina a preparar o prato é o chefe Adriano Costa, que também é proprietário de um restaurante onde o feijão tropeiro é o carro-chefe do cardápio. Como primeira dica, é preciso ter cuidado no ponto do feijão: como o feijão verde cozinha mais rapidamente, preste bem atenção para retirá-lo do fogo enquanto ainda está com o grão firme.
Ingredientes
- 500 gramas de feijão verde cozido
- 1 cebola média picada
- 100 g de carne do sol picada
- 100 gramas de linguiça suína picada
- Cheiro verde a gosto
- 1 colher de manteiga e uma de azeite de oliva
- 70 gramas de farinha de mandioca
Modo de Preparo
Primeiro é preciso cozinhar o feijão verde em pouca água, pois o caldo não vai ser utilizado no prato. Depois é hora de fritar a carne de sol e a linguiça suína.
Em uma frigideira coloque a manteiga e o azeite de oliva para esquentar (a mistura dos dois é para que a manteiga não queime).
Em seguida, refogue a cebola até ficar transparente. Junte a carne de sol e a linguiça picadas em pedaços pequenos. Misture tudo.
Acrescente a farinha de mandioca e, por fim, coloque o cheiro verde, misturando tudo.Prove o sal e, se achar que o feijão tropeiro ficou seco, a dica é acrescentar mais um pouco de manteiga à mistura.
0 comentários:
Postar um comentário