sexta-feira, 28 de julho de 2017

Modelo de gestão do Hospital Regional é divulgado em Uberaba

Detalhes sobre a gestão do Hospital Regional foram anunciados em coletiva na manhã desta sexta-feira (28) (Foto: Mariana Dias/G1)Detalhes sobre a gestão do Hospital Regional foram anunciados em coletiva na manhã desta sexta-feira (28) (Foto: Mariana Dias/G1)

Detalhes sobre a gestão do Hospital Regional foram anunciados em coletiva na manhã desta sexta-feira (28) (Foto: Mariana Dias/G1)

O modelo de gestão do Hospital Regional José Alencar, em Uberaba, foi divulgado na manhã desta sexta-feira (28) durante coletiva de imprensa no anfiteatro do hospital. A Universidade de Uberaba (Uniube) vai operar a parte técnica-administrativa e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), por meio da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), será responsável pelo corpo clínico. O prefeito Paulo Piau informou que o Hospital Regional será aberto no final de agosto.

A gerência do Hospital Regional contará com apoio e fiscalização do Conselho Gestor, composto por membros paritários: Secretaria de Saúde de Uberaba, no papel de representante também do Governo Federal, Conselho Municipal de Saúde, Colegiados das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Secretaria Estadual de Saúde, representada pela Superintendência Regional de Saúde, UFTM e Uniube.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, foram traçadas posições bem definidas para operacionalização do hospital, com pilares municipal, estadual e federal. O modelo, como ele indica, foi construído com as universidades participando das diretrizes assistenciais, financeiras e de ensino e pesquisa.

Funcionamento do Hospital Regional José Alencar

Conforme divulgado pela assessoria da Prefeitura, o HR atenderá casos de média complexidade de especialidades médicas e cirúrgicas, com ênfase na ortopedia, por ser uma especialidade com grande demanda de urgência e emergência. O atendimento será “portas-fechadas”, significando que o acesso ao hospital será via sistema regulatório, por meio de atendimento prévio nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Além disso, o HR também poderá fazer parte do atendimento das campanhas cirúrgicas eletivas, via Governo Federal.

O início das operações no Hospital Regional, que atenderá mais 27 municípios da região, contará com 55 leitos, sendo 45 de clínica médica e cirúrgica, mais 10 leitos de UTI. São dois blocos cirúrgicos completos, com apoio de serviços de imagem e patologia.

Protocolo de urgência na cidade

Também no evento desta sexta-feira, o Manual de Protocolo de Urgência e Emergência da cidade, que passou por reformulação, foi apresentado aos entes que fazem parte do sistema. O objetivo é reorganizar o fluxo de acordo com as estruturas existentes no município e, assim, promover mais agilidade aos serviços de saúde, seja no atendimento público ou privado, para urgências e emergências, diminuindo o tempo de espera do encaminhamento do paciente.

0 comentários:

Postar um comentário