sexta-feira, 21 de julho de 2017

Santa Casa de Barbacena faz 165 anos como referência materno-infantil e organiza campanha de arrecadação

Mãe e filho participando do projeto “Mãe Canguru” da Santa Casa de Barbacena (Foto: Assessoria de Comunicação/Santa Casa)Mãe e filho participando do projeto “Mãe Canguru” da Santa Casa de Barbacena (Foto: Assessoria de Comunicação/Santa Casa)

Mãe e filho participando do projeto “Mãe Canguru” da Santa Casa de Barbacena (Foto: Assessoria de Comunicação/Santa Casa)

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena completou 165 anos nesta quinta-feira (20). A unidade atende a pacientes de 51 municípios da região e 90% dos serviços são voltados para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O hospital também presta atendimento particular e por convênios e atualmente organiza uma campanha de arrecadação de fraldas geriátricas e pediátricas, roupas de inverno para recém-nascidos, livros para a biblioteca da unidade e aparelhos de TV em funcionamento. (veja abaixo)

A unidade de saúde conta com clínicas médica, de pediatria, ginecologia e obstetrícia, cirurgia, ortopedia, neurocirurgia, nefrologia e para tratamento de dependência de álcool e drogas. Também tem Pronto Atendimento Pediátrico e Unidade de terapia Intensiva (UTI) Neo Natal e adulto.

A Santa Casa é referência materno-infantil, por isso conquistou o titulo de Hospital Amigo da Criança e integra atualmente a Rede Cegonha, que proporciona a busca de eficiência em serviço para gestantes, mães e bebês. Uma das atividades é o incentivo ao aleitamento materno e a coleta de leite humano, através da Agência de Leite do próprio hospital.

Uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps) integra a estrutura de atendimento pediátrico voltado exclusivamente para a população de Barbacena, à disposição dos moradores durante todo o dia. Também dispõe de um consultório odontológico, que oferece tratamento para pacientes especiais de toda a região, além de atendimentos de urgência e emergência.

A mesma parceria com a Sesaps foi responsável pela realização de mais de 100 cirurgias em três meses, eliminando uma demanda reprimida na rede municipal de saúde da cidade.

História e campanha

A Santa Casa foi inaugurada em 1858, após ações da Confraria ou Irmandade de Santo Antônio. Os custos primários foram arcados por donativos e devido à herança de um dos fundadores.

Seguindo o mesmo preceito inicial, o grupo de trabalho e humanização do hospital organiza atualmente uma campanha solidária para arrecadar doações de fraldas geriátricas e pediátricas, roupas de inverno para recém-nascidos, livros para a biblioteca da unidade e aparelhos de TV em funcionamento.

Os objetos podem ser deixados na recepção da instituição ou no Núcleo de Ensino, Trabalho e Pesquisa, em horário comercial.

Os dois setores ficam na Rua Padre Toledo, s/n, no Bairro São Sebastião. Outras informações estão disponíveis através do telefone (32) 3339-2400.

0 comentários:

Postar um comentário