Cerca de 70% das escolas da rede estadual de ensino paralisaram as atividades nesta quinta-feira (17) em Juiz de Fora. O ato é uma forma de protesto dos profissionais em educação contra o Governo de Minas Gerais por causa de descumprimento de acordos. O G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SES-MG) e aguarda posicionamento sobre a manifestação da categoria.
De acordo com o coordenador do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), Givanildo Guimarães, o protesto é contra acordos descumpridos pelo governo em relação às questões salariais e também os problemas vivenciados no dia a dia nas escolas.
“O sistema de escalonamento dos salários que havia sido acordado entre os profissionais em educação e o governo não tem sido cumprido e, além disso, há uma série de problemas nas escolas como insegurança e falta da infraestrutura adequada para trabalhar”, explicou.
Guimarães informou, ainda, que a paralisação estava prevista apenas para esta quinta-feira e que as aulas retornam normalmente na sexta-feira (18) em toda a rede estadual.
Ele revelou, no entanto, que os profissionais realizaram uma assembleia em Belo Horizonte e que novas ações serão definidas nos próximos dias.
0 comentários:
Postar um comentário