terça-feira, 8 de agosto de 2017

Ibama inicia parceria com municípios do AP para combater incêndio em florestas

Ações também serão realizadas na área da reserva biológica Lago Piratuba (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)Ações também serão realizadas na área da reserva biológica Lago Piratuba (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

Ações também serão realizadas na área da reserva biológica Lago Piratuba (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) vai realizar convênios em municípios do Amapá para ações de combate a incêndios em áreas florestais. Com capacitações de guardas municipais, servidores de secretarias municipais e agentes agrícolas, as atividades fazem parte do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).

As capacitações ocorrem nos municípios de Tartarugalzinho, Pracuúba e Amapá, pois devido estarem em uma região de cerrado, as áreas florestais nessas cidades estão mais propensas a serem atingidas por focos de incêndio, informou o superintendente do Ibama no Amapá, Leonardo Melo, em entrevista à Rede Amazônica.

“Estamos realizando capacitações focando trabalhos de emergência que serão feitos nos municípios. Nessas regiões temos grandes demandas, especialmente no período de setembro a novembro, com o aumento de focos de incêndio na época de verão intenso e sem chuvas na parte de cerrado. Iniciamos os treinamentos nas prefeituras em junho”, destacou.

Leonardo Melo, superintendente do Ibama no Amapá (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)Leonardo Melo, superintendente do Ibama no Amapá (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

Leonardo Melo, superintendente do Ibama no Amapá (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

O superintendente completou que as ações também serão realizadas na área da reserva biológica Lago Piratuba, em Amapá, que historicamente registra incêndios de grande proporção. Em janeiro de 2015, mais de 7,5 mil hectares foram consumidos pelas chamas, com focos registrados inicialmente em novembro de 2014.

O trabalho de monitoramento é feito diariamente na região, ressaltou o Ibama, completando que em caso de grandes incêndios, a coordenação do Prevfogo nacional dará o suporte com equipamento e estrutura.

O número de brigadistas sofreu uma redução no estado por três anos consecutivos, de 2014 a 2016, segundo o Ibama, e até então, somente uma equipe estava atuando em 5 municípios. O único posto mantido foi o de Tartarugalzinho. Com a capacitação, a expectativa é que o número de combatentes tenha um aumento.

*Com informações da Rede Amazônica

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário