segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Lei que trata sobre qualidade da produção do açaí será implementada no AP

Produção de açaí no Amapá deverá ser acompanhada com base na lei (Foto: Luis Fernando Iozzi/Divulgação)Produção de açaí no Amapá deverá ser acompanhada com base na lei (Foto: Luis Fernando Iozzi/Divulgação)

Produção de açaí no Amapá deverá ser acompanhada com base na lei (Foto: Luis Fernando Iozzi/Divulgação)

A produção de açaí no Amapá deverá passar por adaptações com a Lei 1.914/15 que dispõe sobre um programa que fiscaliza a qualidade dos alimentos produzidos a partir da fruta. Técnicos de vários órgãos, entre eles, de vigilância em saúde e sanitária estão recebendo orientações sobre segurança alimentar e qualidade do produto. A capacitação iniciou nesta segunda-feira (28).

O encontro discute a implementação e criação de um selo de qualidade para os estabelecimentos que trabalham com a venda do açaí. Segundo a pesquisadora Ediluci Tostes, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), a falta de legislação adequada impossibilita a fiscalização e, consequentemente, dificulta os avanços na produção de bebidas e alimentos com base na fruta.

“A partir da implementação da lei, a produção de açaí no Amapá será melhor acompanhada e essas adaptações serão boas tanto para quem produz quanto para quem consome. Após essa capacitação, diversas etapas serão cumpridas, com reuniões com batedores e demais órgãos responsáveis pela lei para que ela enfim possa ser implementada em nosso estado”, destacou.

A capacitação vai até o dia 1° de setembro, com participação de membros da Câmara Setorial da Biodiversidade, das vigilâncias estadual e municipal (Macapá e Santana), além da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro).

A lei foi aprovada em junho de 2015, na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) e será voltada para os estabelecimentos que produzem açaí e bacaba no estado.

“Com isso esperamos avançar para que todas as etapas da produção, desde a catação do fruto até a venda, passe por fiscalização e assim um produto com qualidade seja oferecido para os amapaenses”, destacou Ediluci.

Capacitação sobre implementação de lei no Amapá iniciou nesta segunda-feira (28) (Foto: Jéssica Alves/G1)Capacitação sobre implementação de lei no Amapá iniciou nesta segunda-feira (28) (Foto: Jéssica Alves/G1)

Capacitação sobre implementação de lei no Amapá iniciou nesta segunda-feira (28) (Foto: Jéssica Alves/G1)

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário