terça-feira, 5 de setembro de 2017

Caminhada ecológica promove a preservação do Rio Pirarara em Cacoal, RO

Esgoto sendo despejado no Rio Pirarara está matando os peixes (Foto: Whatsapp/Reprodução)Esgoto sendo despejado no Rio Pirarara está matando os peixes (Foto: Whatsapp/Reprodução)

Esgoto sendo despejado no Rio Pirarara está matando os peixes (Foto: Whatsapp/Reprodução)

O Pirarara é um dos principais rios de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, mas para os membros da Associação Comunitária do Bairro Floresta (Ascobaflor), o rio vem sofrendo com a poluição. Nos últimos dias, imagens têm circulado nas redes sociais, mostrando esgoto sendo despejado dentro do rio. Por isso, a Ascobaflor está promovendo o ‘Reviver Pirarara’, a primeira caminhada ecológica em defesa do rio, que será no dia 7 de setembro às 8h.

De acordo com o presidente da Ascobaflor Marcelo Garcia, a caminhada será a primeira ação promovida pelos membros na intenção de recuperar e preservar o rio. Ele conta que o objetivo durante a caminhada é visualizar os pontos críticos, fazer um mapa da situação do rio, para então trabalhar a conscientização humana.

“Nós temos acompanhado a degradação do Rio Pirarara, e não podemos ficar de braços cruzados vendo isso ocorrer. Queremos durante essa caminhada dar um choque de realidade na população, para que parem de lançar lixos e esgotos no Pirarara”, explicou Garcia.

Durante o percurso da caminhada haverá um engenheiro ambiental falando sobre os prejuízos da poluição, tempo médio de decomposição do lixo, além das principais causas de enchentes.

“Após esse diagnóstico, iremos nos reunir novamente para uma ação prática, quando iremos recolher o lixo da beira do rio, e posteriormente pretendemos colocar em prática um projeto ambiental, que deverá contar com o apoio financeiro de instituições bancárias da cidade”, afirmou.

Imagens circulando nas redes sociais mostram vários peixes mortos e outros agonizando dentro do rio. Uma das pessoas a registrar o fato diz que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) havia despejado detritos dentro do rio. Em contato com o secretário municipal de Meio Ambiente Leandro Chagas, ele afirmou que o esgoto escorreu para dentro do rio no local onde houve a quebra de uma tubulação de esgoto, mas que o trabalho de recuperação já foi iniciado.

“O que ocorreu no local foi que uma tubulação da rua se rompeu devido o desgaste do tempo, mas como é necessário escavar para arrumar, a vasão chegou até o rio. A equipe do Saae está trabalhando para solucionar o problema o quanto antes e tudo será consertado”, acredita o secretário.

A concentração para o início da caminhada será na ponte da Rua dos Pioneiros, até a marginal da BR-364, com saída prevista para as 8h do dia 7 de setembro.

0 comentários:

Postar um comentário