sábado, 16 de setembro de 2017

Dia D atualiza cartões de vacina de centenas de pessoas em Guajará-Mirim

Dia D atualiza cartões de vacina de centenas de pessoas em Guajará-Mirim (Foto: Júnior Freitas)Dia D atualiza cartões de vacina de centenas de pessoas em Guajará-Mirim (Foto: Júnior Freitas)

Dia D atualiza cartões de vacina de centenas de pessoas em Guajará-Mirim (Foto: Júnior Freitas)

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação levou centenas de pessoas para os oito postos de vacinação espalhados pelos 15 bairros de Guajará-Mirim (RO) neste sábado (16). Segundo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Nuvepa), os atendimentos iniciaram por volta das 7h30, com a aplicação das doses atrasadas e atualização dos cartões; a previsão é que a ação seja encerrada às 17h.

A campanha teve início no último dia 11 e será finalizada oficialmente no próximo dia 22 no Brasil inteiro. As vacinas que estão disponíveis durante os atendimentos são a BCG, Hepatites A e B, Penta, VIP, VOP, Rota Vírus, Pneumocócica, Meningocócica, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral, DTP, HPV e Varicela (somente para os indígenas).

Os vacinadores e registradores atenderam os pacientes nos postos de saúde Sandoval Meira (Bairro Serraria), Carlos Chagas (Bairro Almirante Tamandaré), Irmã Maria Agostinho (Bairro 10 de Abril) e Altamiro Barroso (Bairro Próspero), além do Centro Odontológico (Bairro Planalto), Centro de Referência de Assistência Social – CREAS (Bairro Jardim das Esmeraldas) e as Igrejas Santa Luzia (Bairro Santa Luzia) e Divino Espírito Santo (Bairro São José).

Dia D atualiza cartões de vacina de centenas de pessoas em Guajará-Mirim (Foto: Júnior Freitas/ G1)Dia D atualiza cartões de vacina de centenas de pessoas em Guajará-Mirim (Foto: Júnior Freitas/ G1)

Dia D atualiza cartões de vacina de centenas de pessoas em Guajará-Mirim (Foto: Júnior Freitas/ G1)

Em alguns locais de atendimento o fluxo de pessoas foi grande, como no CREAS do Bairro Jardim das Esmeraldas, onde pelo menos 150 pacientes receberam vacinas e tiveram a atualização dos cartões. Já em outros locais o movimento foi muito baixo, como no Centro Odontológico, no Bairro Planalto.

De acordo com a coordenadora do Nuvepa no município, Suellem Ribeiro, mesmo após o Dia D os pacientes que não puderam ou não tiveram a oportunidade de ir até um dos pontos de atendimentos podem procurar os postos de saúde até o dia 22 para fazer a atualização da caderneta.

“Temos três unidades de saúde que funcionam de segunda a sexta-feira e as pessoas podem estar procurando mesmo depois do Dia D, no Carlos Chagas, Sandoval Meira e Irmã Maria Agostinho. Podem ir das 8h ao meio dia e das 14 às 18h, bastando levar o cartão de vacina, que será atualizado”, declarou a servidora.

Vacinação vai até o dia 22 em Guajará-Mirim (Foto: Júnior Freitas/ G1)Vacinação vai até o dia 22 em Guajará-Mirim (Foto: Júnior Freitas/ G1)

Vacinação vai até o dia 22 em Guajará-Mirim (Foto: Júnior Freitas/ G1)

A coordenadora disse também que a partir da próxima segunda-feira (18) o foco da campanha será voltado para as comunidades da zona rural e a população ribeirinha.

“Vamos atender primeiro o distrito do Iata e depois o restante da zona rural, até cobrirmos todas as linhas. Não foi estipulado nenhuma meta de atendimento, mas a ideia é atender o maior número possível de pessoas, sendo aquelas que não possuem o esquema completo de vacinas”, explica.

0 comentários:

Postar um comentário