sábado, 16 de setembro de 2017

Hospital particular inicia primeiras cirurgias ortopédicas após convênio com o GEA

Plano cooperativo prevê atendimento para 19 tipos de traumas ortopédicos (Foto: Márcio Pinheiro/Sesa)Plano cooperativo prevê atendimento para 19 tipos de traumas ortopédicos (Foto: Márcio Pinheiro/Sesa)

Plano cooperativo prevê atendimento para 19 tipos de traumas ortopédicos (Foto: Márcio Pinheiro/Sesa)

Os quatro primeiros pacientes encaminhados pelo Hospital de Emergência (HE) de Macapá para cirúrgias ortopédicas no Hospital São Camilo passam pelo procedimento neste sábado (16). O governo do estado anunciou no início da semana um acordo com a rede particular, como forma de desafogar a demanda nas unidades públicas. A meta é atender de 6 a 8 pessoas por sábado.

O plano cooperativo entre os entes prevê atendimento para 19 tipos de traumas. O governo disponibilizará os médicos e os insumos para os procedimentos, e o São Camilo a estrutura do centro cirúrgico.

Cerca de 69 pacientes aguardam na fila dos hospitais estaduais por algum tipo de intervenção cirúrgica trauma ortopédica, 49 deles são do Hospital de Emergência, responsável por intervenções nos membros superiores, os demais estão internados no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), que realiza operações mais delicadas, incluindo as de membros inferiores.

De acordo com o secretário de Saúde, Gastão Calandrini, diariamente o Pronto Socorro registra, em média, 15 pacientes com traumas, a maioria dos casos é proveniente de acidentes de trânsito.

“Os fins de semana são tensos, por conta dos acidentes de trânsito. Por isso o reforço do São Camilo aos sábados é muito importante”, frisou Calandrini.

O HCAL e o HE realizam, diariamente, uma média de 10 cirurgias. Com a parceria com o São Camilo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pretende reduzir ao máximo a fila de espera, que a cada dia cresce e motiva constantes protestos em frente ao hospital. As despesas das cirurgias, segundo o secretário, não acarretará em dívidas extras para o estado, pois se manterá os valores previstos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário