A tarifa social de ônibus será mantida nos domingos e feriados. A decisão foi resultado de uma reunião realizada neste sábado (16) entre o Sindicato das Empresas de Transportes do Amapá (Setap) e a Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac).
O Setap chegou a anunciar que o benefício seria suspenso a partir de domingo (17). A tarifa social, regulamentada por lei de 2008, determina a cobrança de meia passagem a todos os passageiros nos ônibus municipais aos domingos e feriados.
O Sindicato informou que vai recorrer a Justiça pela compensação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Segundo o Setap, o desconto foi firmado em um decreto municipal de 2012 como acordo para a cobrança da tarifa social.
O diretor-presidente da CTMac, André Lima, diz que o decreto não foi reconhecido pela prefeitura para efetuar a compensação. Ele explica que seria necessário transformar em lei, o que foi definido em decreto.
“Quando foi feita a lei, em 2008, não foi definido uma fonte pagadora para a compensação do benefício. Já em 2012, o prefeito da época indicou uma fonte pagadora através de decreto, ou seja, não há como fazer a compensação se não for por lei”, explicou.
Atualmente, a passagem do transporte coletivo custa R$ 2,75. A cobrança da tarifa social é estabelecida no valor arrendondado de R$ 1,40.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário