Corpo de Bombeiros e Defesa Civil aderem à Semana Nacional de Mobilização de combate ao Aedes aegypti (Foto: Arquivo/Defesa Civil Estadual)
No Amapá, as ações para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya ganham reforço do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-AP) e da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado (Cedec). As instituições vão desenvolver diversas atividades para combater e prevenir a incidência do mosquito Aedes aegypti. A mobilização vai ocorrer de 23 a 27 de outubro.
As iniciativas integram a Semana Nacional de Mobilização do Setor Saúde, Educação e Assistência Social de Combate ao Aedes aegypti, realizada pelo governo federal e que teve a adesão do estado do Amapá. O objetivo é formar agentes multiplicadores tanto nas corporações quanto nas escolas.
A programação de enfrentamento, segundo o Corpo de Bombeiros, envolve militares de todo o estado e conta com capacitações, palestras, vistorias e limpeza em áreas mapeadas. A tenente Meiry de Lima, responsável pelo planejamento das ações em Macapá, reforça a participação do efetivo da corporação.
“O Estado abraçou essa causa e segue, através do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, executando trabalhos voltados à prevenção, que é primordial, mas também ao combate”, disse.
Equipes vão percorrer escolas e comunidades realizando limpeza e a eliminação de focos (Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros)
Programação:
Segunda-feira (23), no auditório do Corpo de Bombeiros em Macapá, acontece uma capacitação de medidas de combate ao Aedes para os militares da corporação e da Cedec.
Na terça-feira (24), das 9h às 11h30, as atividades acontecerão na Escola Estadual José de Alencar, com o projeto “Defesa Civil nas Escolas”. Às 15h, na Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral, haverá uma dinâmica voltada para professores, monitores e corpo técnico da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Quarta-feira (25) pela manhã, são as escolas estaduais Princesa Isabel e José de Alencar que recebem o projeto. O trabalho nessas instituições acontecerá até a quinta-feira (26).
Já na sexta-feira (27) será o dia “D” da programação, que ocorrerá nos quartéis da capital, em Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque. Os militares farão vistorias e limpeza em seus respectivos grupamentos, para identificar e, caso necessário, eliminar possíveis focos do Aedes aegypti.
Nesse mesmo dia, os alunos que participaram das atividades vão ser condecorados como patrulheiros e agentes defensores da escola. Além disso, os militares vão vistoriar as áreas internas e externas das escolas, repassando orientações para a comunidade e eliminando focos de larvas.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário