domingo, 15 de outubro de 2017

Educador completa 70 anos no Dia do Professor em RO

Alvimar Afonseca diz não querer sair da escola por gostar da interação com alunos e outros professores (Foto: Jheniffer Núbia /G1)Alvimar Afonseca diz não querer sair da escola por gostar da interação com alunos e outros professores (Foto: Jheniffer Núbia /G1)

Alvimar Afonseca diz não querer sair da escola por gostar da interação com alunos e outros professores (Foto: Jheniffer Núbia /G1)

Alvimar Afonseca completa 70 anos no dia 15 de outubro deste ano. Poderia ser um aniversário normal, mas nesse caso tem um significado a mais. Educador, defensor da educação como forma de mudança, o mineiro faz aniversário no Dia do Professor.

Depois de 20 anos em sala de aula, hojem Alvimar cuida da biblioteca da escola e não pensa em se aposentar. O mineiro acredita que a mundança para um sociedade está no investimento em educação. "Completo 70 anos com muito orgulho da profissão que escolhi. Sou filho de professor e acredito que o futuro está na educação, que pode mudar histórias", fala.

Depois de mais de 20 anos exercendo a profissão, o professor conta que teve algumas complicações de saúde que o forçaram deixar a sala de aula.

"O desafio de estar à frente de uma sala é muito grande e me lembro que procurei um médico para um laudo que é feito pelo psiquiatra, foi quando recebi o diagnóstico de estresse e desde então estou me readaptando", explica.

Em selfie, professor posa em biblioteca que organizou (Foto: Alvimar Afonseca / Arquivo pessoal)Em selfie, professor posa em biblioteca que organizou (Foto: Alvimar Afonseca / Arquivo pessoal)

Em selfie, professor posa em biblioteca que organizou (Foto: Alvimar Afonseca / Arquivo pessoal)

Depois do laudo, o professor passou a cuidar da biblioteca da escola onde lecionada, porque segundo ele, não consegue nem pensar em deixar o ambiente escolar. Alvimar conta que se identificou com o setor e que mesmo ali, não deixa de exercer a essência da profissão de educador, que é ensinar.

Alvimar diz ser muito caprichoso na hora de organizar a biblioteca. "A direção gostou muito do trabalho que fiz na biblioteca, Organizei tudo de um jeito simples para que todos consigam entender. O fato de um professor estar na biblioteca facilita até mesmo na hora do manuseio dos livros", conta.

Fim de semana

Durante os finais de semana o professor não deixar de ensinar, ele tem uma sala de estudos bíblicos na igreja em que é pastor. No entanto ele deixa o ambiente da escolar e entre para sala de estudos biblicos na igreja onde é pastor. "O aspecto doutrinário é da minha responsabilidade, o que eu ensino vai além do seminário", diz.

Família de professor também escolheu a mesma profissão para seguir (Foto: Alvimar Afonseca / Arquivo pessoal)Família de professor também escolheu a mesma profissão para seguir (Foto: Alvimar Afonseca / Arquivo pessoal)

Família de professor também escolheu a mesma profissão para seguir (Foto: Alvimar Afonseca / Arquivo pessoal)

Família de professores

O mineiro conta que o pai era professor e que seguiu o exemplo dele na hora de escolher a profissão. A esposa de Alvimar também exerceu a profissão e os filhos escolheram seguir o legado dos pais. "Meu pai era professor, eu sou professor e meus dois filhos, por causa de mim e da mãe, se tornoram professores", conta.

*Por Jheniffer Núbia, estagiária do G1 Rondônia.

0 comentários:

Postar um comentário